sexta-feira, 18 de maio de 2012

Alasca



O Alasca é um dos 50 estados dos Estados Unidos e o maior em extensão territorial, sendo maior do que os estados americanos de Texas, Califórnia e Montana juntos. O Alasca é também o estado mais escassamente povoado dos Estados Unidos, com uma densidade populacional de 0,42 hab/km², a menor entre todos os 50. O Alasca tem menos habitantes do que qualquer estado americano com exceção de Wyoming, Dakota do Norte e Vermont.  Se fosse um país independente, o Alasca seria o 17° maior país do mundo em extensão territorial. Relativamente isolado do restante do país, o Alasca é considerado parte dos Estados do Pacífico. O Alasca é uma gigantesca península. O Estado limita-se a norte com o oceano Árctico, a oeste com o estreito de Bering (o qual separa o Alasca da Rússia) e ao sul com o mar de Bering.  O Alasca é cortado pelo rio Yukon, um dos rios mais longos da América do Norte, com seus 3 185 km de comprimento. O estado possui milhares de pequenos lagos, com até algumas dezenas de quilômetros de largura. Porém, o Alasca é conhecido primariamente por abrigar milhares de geleiras (glaciares). O tamanho destas varia enormemente, de algumas centenas de metros até 80 km de comprimento. Estas geleiras atraem vários cientistas do Canadá e do Estados Unidos. Cerca de 35% do Alasca é coberto por florestas. A maior parte das florestas localiza-se no sul do Estado.
Alasca que a região é famosa mundialmente pelo seu estereótipo de possuir um clima polar, frio durante o ano inteiro. Porém, devido à sua grande extensão, tem climas diferentes, que variam de região a região. No geral, apresenta invernos longos e frios, cujas noites são muito longas, e verões amenos e curtos, com dias muito longos. A temperatura média no inverno é de -24°C no inverno e de 8 °C no verão. Mínimas podem facilmente chegar aos -50 °C, e máximas dificilmente superam os 15 °C. A temperatura mais baixa já registrada não somente no Alasca mas bem como em todo os Estados Unidos em geral foi registrado em Barrow, -62 °C, em 23 de Janeiro de 1971. A região central e ocidental possui um clima temperado, com temperaturas menores no inverno e maiores no verão que na região sul, apresentando médias de -22 °C no inverno e de 16 °C no verão.O extremo sul, ao longo do litoral do Estado com o oceano Pacífico, possui um clima temperado, cujos Invernos são amenizados pela corrente oceânica quente do pacífico e pelas correntes de ar amenas vindas do Japão.
A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.  O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.


Uma Aurora Boreal
Visto, Geralmente, Só Nos Dois Polos do Planeta

Imagem das Montanhas Geladas do Alasca
Em Reflexo com um  Lindo Lago




Jéssica, Barbara, Natalia. 7ª21

11 comentários:

  1. Ótimo trabalho pessoinhas!Muito interessante
    Adorei A Imagem da Aurora Boreal
    sz
    Jeannine Gabriel , Letícia 7°21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado..andei fazendo uma visitinha nos de vocês também achei ótimo

      Excluir
  2. Gostei mt do trabalhos de vcs parabéns aprendi coisas que nem imaginava sobre o alasca

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse trabalho muito interessante ficou ótimo. Parabéns! Marceli e Matheus

    ResponderExcluir
  4. gostei muito , aprendi bastante
    as imagens muito bonitas

    mariana bronzoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mari!o seu trabalho também esta muito bom mesmo :D

      Excluir
  5. Gostei muito do trabalho de vocês, o Alasca é muito interessante e achei muito interessante a primeira imagem: Uma Aurora Boreal Visto, Geralmente, Só Nos Dois Polos do Planeta Vocês estão de parabéns!
    Aimee Campos

    ResponderExcluir
  6. As vezes as pessoas saem das suas cidades natais , e acabam indo para a capital em busca de uma vida melhor , mas muitas vezes acabam não conseguindo certas chances de vida ... Por isso acontece isso as vezes ...

    ResponderExcluir