sexta-feira, 18 de maio de 2012

Terra do Fogo


                 Terra do fogo

A terra do fogo é um arquipélago na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal (a ilha grande da terra do fogo, muitas vezes chamada tierra del fuego ) e um grupo de ilhas menores. Sua superfície total é de mais de 73.753 km² ( semelhante ao território da Irlanda ), sendo o arquipélago separado do continente sul-americano pelo estreito de Magalhães. A ponta mais a sul do arquipélago é o cabo Horn.
Em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da terra do fogo) e o Chile (província da terra do fogo).
As ilhas tem formação a partir de placas tectônicas marinhas, formando um arco de ilhas, que no caso, são voltadas para o sudeste. Essa formação indica a presença de rochas metamorfizadas, como por exemplo rochas magmáticas. Somando a isto, a região possui grande instabilidade tectônica, por tanto há relatos e estudos sobre atividade de vulcanismo e terremotos.
As localidades mais importantes do arquipélago Ushuaia, rio Grande e Porvenir, as duas primeiras da parte Argentina e a última na Chilena.
Também pode ser conhecido como “Deserto da Patagônia”.

A origem do nome Terra do Fogo é porque em 1520, o navegador português Fernão de Magalhães cruzou pela primeira vez o hoje o Estreito de Magalhães, vendo de um lado continente sul-americano e do outro uma ilha com grande número de fogueiras indígenas ao longo da costa resolveu batizá-la de Terra do Fogo



Maria Eduarda e Luana -- 7º21 -- 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário