sexta-feira, 4 de maio de 2012

Povos pré- colombianos

                                                          
Incas




Os incas povoaram boa parte da Cordilheira dos Andes, mais especificamente a região que hoje corresponde ao Peru, Bolívia, Chile e Equador. Seu imperador, conhecido por Sapa Inca, era visto como um deus na Terra, portanto detinha em suas mãos o poder espiritual e temporal.
Com uma sociedade composta por nobres (governantes, juízes, militares e sacerdotes), funcionários do reino, trabalhadores especializados (classe média), artesãos e camponeses (classe baixa), eles ergueram grandes construções, como a cidade de Machu Picchu, que só foi descoberta em 1911.
Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532.imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei  em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.


 Astecas




De acordo com os historiadores, os astecas viveram na América Central (México) entre os séculos XIV e XVI. A maior parte de sua população era formada por camponeses, trabalhadores urbanos e artesãos, que estavam sob a autoridade dos sacerdotes e dos militares.
O auge do império asteca se deu no século XVI, quando ele chegou a ser composto por 500 cidades. Porém, com a invasão espanhola a partir de 1519, eles foram escravizados e tiveram quase todas as suas riquezas (principalmente o ouro) tomadas.
Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).




Maias


A sociedade maia é a mais antiga entre as três. Durante o período que compreende os séculos IV e IX, ela habitou na região onde, hoje, temos a Guatemala, Honduras e a Península de Yucután (região sul do México).
Por jamais ter formado um império unificado, ela acabou sendo dominada com mais facilidade. Os nobres, os sacerdotes e os chefes militares eram quem habitavam nas zonas urbanas. Mais afastados, ficavam os camponeses e artesãos, que pagavam aos impostos aos governantes.
O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual Mexico). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses na Terra.
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real),sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.


Nomes: Alisson , Denilson , Wellington




2 comentários:

  1. Gostei do trabalho de vocês, é muito legal pois fala sobre os Mais, Astecas e Incas! Parabéns pelo trabalho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens,gostei d+ deste trabalho,muito bem elaborado.
      Com o trabalho eu aprendi mais sobre os povos pré-colombianos.
      :)

      Excluir