sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ìndios do Brasil e da América


Indios do Brasil
Os povos indígenas no Brasil incluem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam ou habitaram o território brasileiro, e cujas raízes remontam às Américas desde antes da chegada dos europeus a este continente, em torno de 1500.

Pesquisas arqueológicas em São Raimundo Nonato, organizadas pela arqueóloga Niède Guidon no interior do Piauí, registram indícios da presença humana datados como anteriores a 10 mil anos. A maioria dos pesquisadores acredita que o povoamento da América do Sul deu-se a partir de 20 mil a.C. Indícios arqueológicos no Brasil apontam para a presença humana em achados datados de 16 mil a.C., de 14.200 a.C. e de 12.770 a.C. em Lagoa Santa (MG), Rio Claro (SP) e Ibicuí (RS). Em Lapa Vermelha, (Minas Gerais), foi encontrado um verdadeiro cemitério com ossos datados em 12 mil anos, o primeiro dos quais encontrado por Annette Laming-Emperaire na década de 1970 e que foi "batizado" de Luzia e que parecia mais aparentada com os aborígines da Austrália ou com negrito das Ilhas Andaman.
Abaixo, alguns exemplos de indígenas:
Guaranis:
Jês:
Indios da América
Os americanos nativos são os povos indígenas da América do Norte que já integravam os Estados Unidos continentais, incluindo partes do Alasca e do Estado-ilha do Havaí. Eles compreendem um grande número de tribos distintas, estados e grupos étnicos, muitos dos quais sobrevivem intactos como comunidades políticas. A terminologia usada para se referir aos nativos americanos é controversa: de acordo com um conjunto de entrevistas domiciliares do Census Bureau dos EUA realizado em 1995, a maioria dos inquiridos mantém uma preferência expressa por continuar a referir-se a si mesmos como os índios americanos ou índios.

A Colonização européia das Américas levou séculos de conflito e ajustamento entre as sociedades do Velho e Novo Mundo. A maior parte do registro histórico escrito sobre os nativos americanos foi feita pelos europeus após o contato inicial. Os nativos americanos viviam em sociedades de caçadores/agricultor de subsistência com os sistemas de valores significativamente diferentes dos dos colonizadores europeus. As diferenças culturais entre os nativos americanos e europeus e as alianças entre as diferentes nações deslocamento de cada cultura levaram a mal entendidos, grande e duradouros conflitos culturais.
Alguns deles:



5 comentários:

  1. Eu gostei um tanto de fazer este trabalho. Ficou muito interessante, objetivo e com tudo que interessa sobre os povos indígenas das Américas, tanto do Brasil, quanto dos norte-americanos. As imagens não ficaram das melhores, mas o trabalho por si, ficou bastante interessante, obrigado por ler (:

    ResponderExcluir
  2. Gostei do trabalho de vocês ,mostrando os índios brasileiros e norte americanos, parabéns pelas imagens estão ótimas.Bom estudo

    ResponderExcluir
  3. Gostei do trabalho de vocês ,mostrando os índios brasileiros e norte americanos, parabéns pelas imagens estão ótimas.Bom estudo.
    Pedro corrêa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens dos indígenas americanos eu não consegui os nomes das tribos, mas obrigado pelo apoio, Pedro.

      Excluir
  4. Legal mesmo Jabriel para entendermos o trabalho você usou imagens.Wallis

    ResponderExcluir