sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ilhas malvinas :D


As Ilhas Malvinas 
As Ilhas Malvinas/Falklands (em inglês Falkland Islands) são territórios britânicos ultramarinos no Atlântico Sul constituídos por duas ilhas principais e um número elevado de ilhas menores, situadas ao largo da costa da América do Sul, mais ou menos à latitude de Río Gallegos. Sua capital é a aldeia de Stanley. A soberania sobre as ilhas é reclamada pela Argentina. Em 1982, argentinos e britânicos travaram a Guerra das Malvinas pela posse do território. Apesar da vitória militar britânica no conflito, o governo argentino mantém a reivindicação de soberania até hoje.
O nome dado a ilha.
O nome "Falklands" foi dado por John Strong em 1690, em homenagem ao Visconde de Falkand, nobre escocês, que era o patrocinador da sua expedição, enquanto o nome "Malvinas" deriva do nome francês Îles Malouines, dado em 1764 por Louis Antoine de Bougainville em referência à cidade francesa de Saint-Malo. 
Geo-político.

A autoridade executiva vem da rainha e é exercida pelo governador. A defesa é responsabilidade do Reino Unido. Há uma constituição que foi posta em prática em 1985. A perda da guerra contra o Reino Unido pela posse das ilhas levou ao colapso da ditadura militar argentina em 1983. Os argentinos ainda exigem o reconhecimento da soberania, apesar da negação e silêncio do Reino Unido. A ilha é oficialmente considerada propriedade soberana do trono britânico e sua majestade a Rainha Elizabeth. Em 2001, o primeiro-ministro britânico Tony Blair foi o primeiro a visitar a Argentina desde a guerra. No 22º aniversário da guerra, o Presidente Néstor Kirchner da Argentina em seu pronunciamento insistiu que as ilhas seriam parte do território argentino. Kirchner fez das ilhas uma de suas prioridades em 2003, e em junho desse mesmo ano o assunto foi levado para o comitê das Nações Unidas. Os moradores das Ilhas Malvinas são em sua maioria britânicos, e desejam manter os laços com o Reino Unido.[2] Em 2009 o Reino Unido começou a explorar petróleo na região, gerando reação da Argentina e dos países sul-americanos como Venezuela e Brasil. O governo argentino argumentou que a passagem de navios e a exploração em plataformas viola seu território, fato negado pelo governo britânico. Há um clima geopolítico pesado sobre o tema, nas possíveis consequências de uma nova guerra e no envolvimento de países aliados ao governo de Cristina Kirchner. O Reino Unido ignora o assunto, numa estratégia de esperar aonde tais desdobramentos chegarão e afirma a soberania do seu território com constantes exercícios militares e intercâmbio de civis britânicos na região. (: 






6 comentários:

  1. As ilhas malvinas são muito interessantes pois essa postagem nos passou informações que através daqui conseguimos entender e conhecer um pouco desse meio. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Interessante porque mostra o começo o meio e o futuro das ilhas parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante por que fala sobre ilhas parabéns. Wesley

    ResponderExcluir
  4. eu achei o trabalho muito interessante alias nós que lemos esse trabalho conseguimos imaginar um pouco de como é lá nas ilhas malvinas

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo esse trabalho...por que alem de falar muito coisa da qual eu amei
    me ensinou muitas coisas
    Estão de parabéns

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito interessante, me trouxe muitos incinamentos. Vocês estão de parabéns

    ResponderExcluir