quinta-feira, 17 de maio de 2012

A América Precolombiana


Povos Maias

O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual méxico).
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o núcleo politico e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático.

Cultura: A base econômica maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.

Pirâmide de Kukulcán, em Chichén Itzá.
Arquitetura: Ergueram piramides, templos, e palácios demonstrando grande avanço na arquitetura. O artesanato também se destacou : fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.

Religião: A religião deste povo era politeísta pois acreditavam em vários deuses ligados a natureza elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelecia com exatidão os
365 dias do ano.



Civilização Asteca

Povo Guerreiro, os astecas habitaram a região do atual méxico entre os seculos XIV e XVI. Fundaram no seculo XIV a importante cidade de Tenochtilán ( atual méxico) numa região de pântanos próxima do lago texcoco.

Cultura: Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde planta bem e colhiam milho, pimenta,tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Vista das "Ruinas" de Teotihuacan

Artesanato: O artesanato era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e preta e artigos com pinturas.

Religião: Eram politeístas, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolo.







Civilização Inca

Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: A cidade sagrada de Custo foram dominados pelos espanhóis em 1532.

Religião: A religião tinha como principal deus do sol (deus Inti) Porém, cultuavam também
animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha ( criador de tudo)

Cultura: Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este era um instrumento feito de cordoes coloridos onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.

Atual Cidade de Cusco no Peru

Arquitetura: Na agricultura desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.



Marceli e Matheus - 7º 21 - Professora Vera Fisher - 2012

6 comentários:

  1. gostei muito, é interressante para aprender mais, e saber um poco mais sobre A América Precolombiana, achei muito legal ^.^ Natalie L.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito o trabalho de vocês muito interressante os povos são muito interressantes

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do trabalho de vçs parabens aprendi muita coisa :D LUIS

    ResponderExcluir
  4. gostei muito agente aprende novos lugares gostei

    ResponderExcluir
  5. gostei e muito interesante parabens legal

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom o Trabalho, Bem Desenvolvido, muito interessante.

    Maria E Luana

    ResponderExcluir