quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hidrografia da América do Norte


Países que compõem a América do Norte.




A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros países são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possuem a condição de maior potência mundial; já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.


Na América do Norte, a maiore principal bacia fluvial é a do rio Mississipi. Ele nasce no norte dos EstadosUnidos, ao oeste do Lago Superior, e percorre a Planície central até o delta dasua foz, no Golfo do México.Os principais afluentes do rio Mississipi são o Missouri e Ohio. Desde aconfluência com o Missouri, na montante da cidade de Saint Louis, o grande rio passa a ser chamado de Mississipi – Missouri.Os rios São Lourenço e Grande destacam-se na formação hidrográfica dos Estados Unidos. O rio São Lourenço nasce no Lago Ontário, é o mais navegadodo continente americano e possui um sistema de eclusa.O rio Grande (Bravo Del Norte) é a maior parte da fronteira natural entre os Estados Unidos e o México. Ele deságua no Golfo do México.Na América Central, os rios e as bacias fluviais são de pequenas extensões,sem destaques no conjunto dos rios americanos.Na vertente do Atlântico, na América do Sul, as maiores bacias fluviais sãoa do Amazonas, a Platina, a do Orinoco.A Bacia do Amazonas banha as terras do Brasil, da Bolívia, da Colômbia,Peru, Equador, Venezuela e Guiana, num total de aproximadamente 6,5 milhõesde quilômetros quadrados dos quais quase 4 milhões de quilômetros quadrados encontram-se no território brasileiro.O rio principal dessa bacia nasce no pico Huagro, nos Andes peruanos.Depois de ingressar em terras do Brasil, recebe o nome de Solimões e, após receber as águas do Rio Negro, seu principal afluente, passa a se chamar Rio Amazonas.A Bacia Platina é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, cada qual com seus afluentes.


Rio colorado:o Colorado é um rio dos Estados Unidos da América e do México. É o rio que atravessa o Grand Canyon.

O rio Colorado corta a região mais árida da América do Norte. A sua bacia hidrográfica tem 632.000 km², e vai desde as Montanhas Rochosas do Colorado até o Golfo da Califórnia, no México, passando por cinco estados americanos. Ao todo, tem 2320 km de extensão e é um dos rios mais longos da América do Norte.

Cerca de 80 km antes da foz, forma um pequeno trecho da fronteira Estados Unidos da América-México. Em seu curso alto e médio, o rio segue por um terreno acidentado, atravessando vários cânions, como o Grand Canyon.

Recebe as águas do rio Kanab, rio Paria, rio Escalante, rio San Rafael, rio Pequeno Colorado, rio San Juan e rio Dolores, que cortam transversalmente os cânions. No curso inferior, no Arizona e na Califórnia, percorre a depressão de Salton, região desértica que se prolonga por 275 km até a foz.

Visite o Rio Colorado
l

Rio Mississípi:O Rio Mississípi ou Mississippi é o segundo mais longo rio dos Estados Unidos da América. O mais longo é o Rio Missouri, afluente do Mississippi. Considerados juntos, formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte. Quando medido da nascente do Missouri, o comprimento total do conjunto Missouri-Mississippi é de aproximadamente 6 270 km. A origem do Rio Mississippi vem da palavra da língua ojibwe misi-ziibi que significa 'grande rio'.

 Mississippi drena a maior parte a área entre Montanhas Rochosas e os Apalaches, exceto por uma área drenada pelos Grandes Lagos. Ele corta, ou margeia, dez estados americanos — Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Arkansas, Tennessee,Mississippi e Louisiana – antes de desaguar no Golfo do México cerca de 160 km rio abaixo de New Orleans. Medições do comprimento do Mississippi do Lago Itasca até o Golfo do México variam, mas o número do EPA é de 3 733 km. Uma gota de chuva caída no Lago Itasca pode chegar ao Golfo do México em cerca de 90 dias.O rio é dividido em alto Mississippi, da sua nascente sul até no Rio Ohio, e baixo Mississippi, do Ohio até sua foz próximo a New Orleans. O alto Mississippi é alem disto dividido em três secções: a nascente, da fonte até a Quedas Saint Anthony; uma série de lagos artificiais entre Minneapolis e St. Louis; e o médio Mississippi, um rio de curso livre da confluência do Rio Missouri até St. Louis.

Nome dos componentes:Pedro Corrêa,Wallis,Wesley


6 comentários:

  1. Muito bom trabalho gostei do trabalho,dos grandes rios dos EUA,do video.

    Marcus cainã

    ResponderExcluir
  2. Com esse trabalho, conseguimos entender mais sobre a Hidrografia da America do Norte. Adoramos o trabalho de vocês foi muito bem elaborado, aposto que todos que leram também gostaram. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o trabalho adorei.. consegui aprende mais sobre as Hidrografias sobre o rio colorado e adoreiii o videooooo Parabéns

    ResponderExcluir
  4. O trabalho é muito interessante conheci melhor o Rio Colorado ,o Rio Mississípi o Rio Mossouri etc..
    foi muito bem elaborado conheci também dez estados americanos — Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Arkansas, Tennessee,Mississippi e Louisiana –

    ResponderExcluir
  5. ficou muito bom o trabalho aprendi bastante sobre a hidrogafia da américa do norte
    parabens luis:D

    ResponderExcluir
  6. SO QUERIa saber sobre a hidro do alaska


    ResponderExcluir