quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estuário do Prata



O Rio da Prata e estuário criado pelos rios Paraná e Uruguai formando sobre a costa Atlântica da América do Sul uma mesca triangular de 290 quilometro de largura.
A bacia hidrográfica combinada do Rio da Prata e seus afluentes (os rios lujan, martanza, samborombón e Salado do Sul) Possui umas superfície de aproximadamente 3.200.000 km².
Corre de Noroeste a sudeste e mede dois quilômetros de largura no ponto que se toma como origem. No ponto onde as águas deixam de ser doces e se convertem no Oceano Atlântico sua largura é de 219 quilômetros. O limite exteriror do Rio da Prata está determinado pela linha imaginária que une Punta del Este (República Oriental do Uruguai) com Punta Rasa no extremo norte do Cabo San Antonio (República Argentina)
Origem de denominação
O nome refere-se á lendária Sierra de Plata que foi procurada por Alejo García , Sebastián Cabot e outros, subindo os rios de la plata, Paraná, Paraguai e Uruguai e realizando expedições terrestres até Chaco e Chiquitos . É possível que a tal Sierra De Plata tenha sido uma evocação remota ao Cerro Rico de Potosí que os indígenas transmitiam boca a boca, ou que tal informações tnha origem nos Incas del Perú. Em 1552 Sebastían Cabot encontrou alguns índios que acompanhavam Alejo Garcia , os quais carregavam prata que obtiveram em sua expedição , o inferiu que naquela zona havia muita prata ; desde então organizaram-se expedições ao Rio da Prata. O rio , ou estuário denominou o país (Argentum (Ag), prata → Argentina).


          Mariana Olegario, Leonardo Santos, Aimee Campos e Elisiane Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário