quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Cangaço- Evelin e Layssa


O cangaço

Foi uma luta revolucionaria que contou com a participação do governo nordestino como principal financiador. O cangaço se caracterizou pro ter como principal lider Lampião (Virgulino Ferreira Da Silva) ex coronel da guarda nacional. Os cangaceiros eram homens que vagavam pela cidades em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimento e cidadania causando o desordenamento da rotina dos camponeses. Entre o final do século XIX e começo do XX (inicio da republica), surgiu no nordeste brasileiro grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, nas pessimas condições sociais da região nordestina. O latifundio, que consentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população.
O cangaço pode ser dividido em três subgrupos os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiarios; os politicos, espessão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros intependentes, com caracteristicas de banditismo.

A questão do surgimento do cangaço no Nordeste está estritamente ligada aos complexos meandros da terrivel politica de distribuição das terras nesta região. Esta politica fundilaria, somada aos inumeros problemas sociais, principalmente a má qualidade de vida da população, contribuiu para o nascimento do cangaço., Grupos violentos surgiram aqui e ali, matando, roubando, distruindo, raptando os proprietarios dos latifundios, quando não se encontravam percorrendo o sertão e se refugiando dos executores da lei; eram nômades, pois não podiam permanecer em um único lugar.

Seus trajes eram os mais adequados para esta peregrinação incessante- vestes e chapéus confeccionados com couro para abrigarem bem seus corpos, defendendo-os contra todo tipo de obstáculo material, especialmente ao longo das perceguições da policia. Desta forma podiam suportar toda a especie de agressão natural.
                                                                         Trajes 
Os cangaceiros moravam em locais fixos. Possuiam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência.
Como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos pelos policias. Usam roupas e chapéus de couro para proteger os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestino (fontes de água, erva, tipos de solo e vegetação) para fugirem ou obterem esconderijos.
Existiram diversos bandos de cangaceiros. Porém, o mais conhecido e temido da época foi comandado por Lambião ( Rei do cangaço). 
Lampião e Maria bonita.

O bando de Lampião atuou pelo sertão nordestino durante as décadas de 1920 e 12930. Morreu numa emboscada armada por um volante, junto com a mulher Maria Bonita e outros cangaceiros, em julho de 1938. Tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicas, pois o governo queria assustar e desestimular está pratica na região.  

Morte

Publicado por: Evelin e Layssa 8 23

Um comentário:

  1. Nossa, que tema interessante.Já vi um filme que é um pouco parecido, mostra os trajes, o jeito de falar. Na minha opinião, nada mudo. Naquele tempo e atualmente é a mesma coisa. Se fomos pra rua atras de nossos direitos, ninguém faz nada e nós depois temos que correr atrás do prejuízo. Pra mim, eu achei o tema mais soluto de ler, e estudar. Pois fala quase da mesma situação que hoje nós brasileiros vivemos.

    ResponderExcluir