quarta-feira, 16 de outubro de 2013


Coluna Prestes

O movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, donde originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente , de Washington Luís.

Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a riqueza da população e a exploração das camadas mais ricas pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças políciais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulado por promessas oficiais de anistia.

Partindo do município de Santo Ângelo, que hoje abrigao Memorial da Coluna Prestes, o movimento de vinte e cinco quilômetors pelo interior do Brasil durante dois anos e meio. Apesar dos esforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem cumprir seu objetivo, disseminar a revolução no Brasil.
  

Postado por: Luiz Felipe Gomes              Turma:8ª 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário