quarta-feira, 16 de outubro de 2013

                                                         Voto a cabresto!

Uma das instituições mais anacrônicas da política brasileira, felizmente hoje em declínio, apesar da notícia de março, de que dos 40 deputados federais mais jovens do Brasil, 32 são filhos ou parentes de políticos veteranos. "Voto de cabresto" é o sistema de controle do poder político por meio do abuso da autoridade, da compra de votos ou da utilização da máquina pública, o chamado coronelismo, mecanismo ainda recorrente nos mais pobres rincões do país.

A figura do coronel - o mandão do pedaço - era muito comum durante os anos iniciais da república, principalmente nas regiões do interior. O coronel era um grande fazendeiro que usava seu poder para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Cabresto tem seu berço no latim capistrum , "mordaça, freio, brida".

É a conhecida manipulação do voto, fiscalizada pelos capangas do coronel - expediente que acaba eternizando na política local uma casta ou dinastia que se perpetua durante anos, até décadas. E, convenhamos, você sabe de quem estou falando... 

Símbolo do retrocesso, da violência e do privilégio de uns poucos em detrimento de toda uma população, tomara que as últimas eleições tenham sido a hora de a onça beber água nas lonjuras tupiniquins, onde a nação  - infelizmente - ainda vive na idade das trevas..


essa imagem é uma ilustração sobre o voto a cabresto.



http://discursohistoriografico.blogspot.com.br/2012/11/as-permanencias-do-coronelismo-e-do.html


link da imagem.
Publicado por Matheus Oliveira.



Um comentário:

  1. Bom, eu acho interessante falar desse assunto, porque até hoje tem esse "voto cabresto" e muitos não sou descobertos e não são presos. O povo na minha opinião tem e também não tem culpa, pois a grande maioria tem a mente pequena, e acha que se o candidato está ajudando financeiramente é porque ele será bom representador do povo, só que não é bem assim, e nós sabemos disso, os candidatos que manipulam o povo é os piores, e que não iram saber nos representar, pelo contrario iram nos roubar. Uma teoria "Se eles te dão dinheiro pra ganhar teu voto, oque eles não serão capazes de fazer pra encher o bolso deles ?" O mundo infelizmente gira em torno de dinheiro. Mas caráter e dignidade não se compra com dinheiro, se conquista e aprende. Mas o povo tem que lembrar que CARÁTER E DIGNIDADE valem mais que dinheiro, e se todos mudarem não haverá "voto cabresto" e assim não haverá políticos corruptos. Bem, é isso! :)

    ResponderExcluir