terça-feira, 1 de março de 2016

A Vida Medieval

8ºs anos!! Sejam bem vindos!!!

Vamos iniciar nossas atividades assistindo esse documentário sobre a vida Medieval.

Cada um deve deixar seu comentário. Vale nota!!



70 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante como era a engenharia daquela época mesmo com coisas tão rusticas eles faziam coisas que só conseguimos fazer hoje com tecnologia ...

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante como eram feitos os castelos e muito interessante também como eram as guerras e lutas daquela época o documentário mostra realmente como era a vida a 800 anos

    ResponderExcluir
  4. eu achei bem legal na parte em que falaram dos arcos de guerra e como eram feitos os castelos medievais

    ResponderExcluir
  5. Interessante e é legal tipo o jeito que ele mostra como era,como acontecia e o jeito que faziam os castelos,armas etc.. E como eram os cavalheiros as guerras e legal as espadas de madeira e o jeito que eles o faziam.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante de como eles construiam os castelos e como eles levantavam pedras e outras coisas, e como fazer corante e tintas

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente achei o vídeo todo muito interessante, gostei muito do jeito que eram e também de como eles construíam os castelos de pedras, os golpes que eles usavam para se defender, o que me chamou a atenção também foi a forma de punição, as cavernas que o povo usava para se reunir, achei muito interessante a forma que as mulheres davam cor aos tecidos (usando urina velha dos homens), achei bem criativo a forma que eles cortavam a carne e usavam seus dedos para esconder a boca, mas oque mais me chamou a atenção foi a forma que os cavaleiros nobres se vestiam e o jeito que eles atiram aquela espada gigante um contra o outro. Realmente os caras da vida medieval eram muito inteligentes e criativos.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessnte o video,o jeito que eles construiam as coisas,as batalhas,as armas,as armaduras eram muito diferentes,o jeito que treinavam suas batalhas,os barcos tudo era muito legal,criativo e a vida era dificil pra algumas pessoas!

    ResponderExcluir
  9. Achei muito bom,realmente muito interessante como eles construíam os castelos de pedra,como eles faziam as espadas também muito interessante e as armaduras eram muito diferente realmente o povo medieval tinha uma inteligencia e criatividade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante como eles faziam os castelos, como faziam e reforçavam suas armaduras e armas, e gostei tambem de suas tecnicas de caça.

    ResponderExcluir
  11. Achei Bem Interessante e curioso; Quanto mais a gente vê o vídeo mais quer aprender; é uma ótima fonte de conhecimento e pesquisa; A parte que me chamou mais atenção era como ele tingiam as linhas para deixarem coloridas , as construções dos castelos e o armamento de guerra e como eram utilizados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achaei muito interessante pricipalmente a parte em que eles fazem os castelo e as armaduras

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. achei muito interessante como treinar com as espadas de madeira e lutar corpo a corpo quando perder as espadas e como usam os escudos

    ResponderExcluir
  14. Adorei o vídeo.Como eles esculpiam as pedras e também como colocavam elas com argamassa e os buracos para atirar flechas.As lutas de espadas achei bastante legal.Os barcos dos comerciantes e também o comercio achei bastante interessante o jeito com faziam as tintas para os tecidos.As armaduras dos soldados,adorei, pois eram feitas com bastantes detalhes e isso tornava as armaduras seguras.As caças achei bastante legal,pois tinham ajuda de cães treinados para isso e caçavam com arcos e flechas e com lanças, principalmente algumas lanças eram feitas especificas para caçar javalis.Sua culinária era bem simples mas apara alguns reis a mesa era bem farta de comidas de todos os tipos achei bastante legal.A agricultura as terras eram aradas por bois achei bastante criativo.Os médicos usavam roupas estranhas quando surgiu a peste-negra,as escovas eram bem diferentes e a pasta também.As catapultas eram bastantes poderosas,as armas que atiravam flechas e bolas de canhoes e ate mesmo os próprios canhoes me chamaram a atenção.Em fim a idade media mostra tudo com se originou eu achei o vídeo o melhor que já assisti.

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante como os castelos eram construídos e eram um tipo de arma para intimidar. Achei também muito interessante como era a engenharia daquela época mesmo com coisas tão rusticas eles faziam coisas que só conseguimos fazer hoje com a ajuda da tecnologia e também achei interessante a parte dos arcos de guerras.

    ResponderExcluir
  16. Como a maioria o que me chamou mais a atenção, era com os castelos aram construídos, também como os cavaleiros eram treinados para lutar. O modo que os comerciantes eram envergonhados pelos seus golpes, também me chamou a atenção.
    Ache muito interessante a parte da caça, aonde eles saberiam qual servo caçar através das fezes. Adorei assistir ao documentário, sem duvidas muito bom... Samanta Bolzan

    ResponderExcluir
  17. Eu achei bem legal os castelos que eram feitos a mão sem nenhum tipo de aparelho ligado a luz, os cavalheiros que treinavam com as espadas em um poste de madeira, como se fosse um saco de box e lutavam a pé e em cavalos, as terras que eram aradas com a ajuda dos bois, a caça que tinha a ajuda de cães treinados e as messas que eram bem fartas de comida de todos os tipos.

    ResponderExcluir
  18. Eu achei bem interessante os castelos que eram feitos a mão, os cavalheiros treinavam com espadas em pilastras feitas de madeira, eles lutavam a pé e em cavalos, e com a ajuda dos bois aravam as terras e as mesas bem fartas de comida de todos os tipos.

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei muito,pois nos mostra o cotidiano das pessoas e como eram a estrutura das casas e castelos nos mostra também como os animais e a agricultura eram muito importantes,como eram as caçadas dos nobres e como era sua alimentação .Achei também muito interessante como as doenças que hoje em dia são tratadas com facilidade ,antigamente causavam mortes.

    ResponderExcluir
  20. Melissa Gambini:
    Eu gostei muito de como eles viviam e se alimentavam,achei muito interessante como eram as guerras e as cidades daquela época gostei dos uniformes que os médicos usavam e achei interessante as supertições que eles tinham .

    ResponderExcluir
  21. Eu achei legal e interessante como eram construidos os castelos medievais,a forma de caça,que continha a ajuda de cães treinados para isso,gostei também de como eram feitas as armas ,como as lanças,arcos e as flechas,achei bastante interessante também como era o tingimento de linhas e tecidos,gostei do vestimento dos cavalheiros. E tambem achei muito legal a arquitetura em volta do castelo medieval.

    ResponderExcluir
  22. Achei muito interessante a maneira de como eles caçavam, dividiam as coisas, lutavam, tingiam tecidos,escovavam os dentes,como faziam suas armas,como era o seu cotidiano, também gostei da arquitetura das casas e castelos da era medieval, achei suas superstições um tanto curiosas...Também percebi que doenças que podem ser tratadas hoje antigamente levavam a morte.
    Eles eram um povo muito inteligente!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Eu achei mto legal e interessante o jeito que era construído os castelos as armas "as espadas os escudos e a forma de guerra e de eles lutarem " oque me chamou atenção foi os primeiros castelos que era construído pois eram mto inteligêntes também naquela época e tambem achei bem interpretando as espedas de madeiras as formas que eles construíam e o jeito de ela lutar corpo a corpo e parte engenharia e eu gostei mto desse vídeo mto bom

    Ass: Rafael Guimarães Miranda

    ResponderExcluir
  25. bom eu achei o vídeo muito bom, primeiro por a forma de eles construir os castelos tudo a mão e também me chamou muito a atenção o jeito de eles caçarem muito interessante e muito bem pensadas as armas para a melhor captura do animal....

    Luisa Eduarda Beck Maffi

    ResponderExcluir
  26. Achei muito interessante como era construido as armas e os enormes castelos que eram feitos a mão,como eles caçavam,sua alimentação que era feita com as mãos,como se defendiam nas guerras,seus treinamentos com espadas de madeira e com oque usavam para ficarem com um cheiro bom.

    ass:Pâmela Galvão Pereira

    ResponderExcluir
  27. Achei muito interessante o jeito e a criatividade que eles tinham de fazer as coisas,o jeito que construiam os castelos,o jeito que eles levavam as pedras pesadas para cima,a forma que eles esculpiam, e os pequenos detalhes,o forma que usavam a urina velha de homens,o forma que lutavam (corpo a corpo) achei muito interessante o video.

    De:Juliana steinbrenner

    ResponderExcluir
  28. achei interessante o jeito de como faziam os canhoes e como eles foram evoluindo a cada epoca, e tambem como os cavaleiros treinavam tanto com as espadas de madeira para ficar mais forte para as espadas normais,e como eles faziam os castelos

    ResponderExcluir
  29. Super interessante o modo de sobrevivência deles, aquilo não era viver, e sim sobreviver, da maneira deles, sem tecnologias e eletricidade, tudo com muita habilidade, inteligência, feito à mão com muitos detalhes, gostei das construções que realmente é o símbolo da era medieval, tudo muito detalhado, simples, mas muito bem elaborado, com vários modos de fazer e cada vez melhorando.A evolução da tecnologia é realmente admirável. De:Rafaela Souza de Carvalho 8,19

    ResponderExcluir
  30. Super interessante o modo de sobrevivência deles, aquilo não era viver, e sim sobreviver, da maneira deles, sem tecnologias e eletricidade, tudo com muita habilidade, inteligência, feito à mão com muitos detalhes, gostei das construções que realmente é o símbolo da era medieval, tudo muito detalhado, simples, mas muito bem elaborado, com vários modos de fazer e cada vez melhorando.A evolução da tecnologia é realmente admirável. De:Rafaela Souza de Carvalho 8,19

    ResponderExcluir
  31. Super interessante o modo de sobrevivência deles, aquilo não era viver, e sim sobreviver, da maneira deles, sem tecnologias e eletricidade, tudo com muita habilidade, inteligência, feito à mão com muitos detalhes, gostei das construções que realmente é o símbolo da era medieval, tudo muito detalhado, simples, mas muito bem elaborado, com vários modos de fazer e cada vez melhorando.A evolução da tecnologia é realmente admirável. De:Rafaela Souza de Carvalho 8,19

    ResponderExcluir
  32. Achei muito legal a parte da construção dos castelos que eles construíam só com as mãos e algumas ferramentas e hoje em dia precisa de guindaste, caminhões, furadeiras e etc...

    ResponderExcluir
  33. Achei muito interessante esse vídeo com ele pude aprender várias coisas... Adorei conhecer como eram feitos os castelos, as armas e etc. Gostei de saber sobre as leis que o rei regia... São coisas muito legais a idade medieval é muito interessante e no vídeo pude tirar algumas dúvidas que tinha sobre a idade medieval... Amei saber como era feitas as tintas para roupas, suas culinárias, sobre os animais daquele tempo que eram muito valorizados entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  34. Eu achei interesante o video por que fala dum lado do mundo que ajente nao viu.Oque eu achei legal com eles fazem o inicio do castelo deve demorar kkk o que nao acredito como eles tem tanta paciensia para fazer o castelo,catapultas,caças de tudo. O interesante do video é que eles faziam tudo isso junto e para fazer algo eles nao usavam energia usavao a cabeça inteligencia enfin adorei o vide e tenho uma coisa a diser nos nao consegueriamos fazer sem a tecnologia.
    Bruno Oliveira

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do video, achei muito interessante e criativo o jeito que as pessoas viviam antigamente, como viviam sem eletricidade e muitas outras coisas que nós temos hoje no nosso dia a dia, o que me chamou muita atençao foi o jeito deles fazerem as coisas por exemplo: lutar, treinar, usar sebo para fazer sabão e usar plantas para limpar os dentes, usar cães para caçar e como construiam e faziam armaduras, catapultas e principalmente os castelos e a engenharia e inteligencia necessária para construi-los, como levavam as pedras para cima, mas oque mais me chamou a atenção foi que eles usavam urina nos tecidos, gostei muito do video e achei bem interessante

    Victor Zimmer 8-19

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito como o ser humano evoluiu como as armas o modo de selo comover e tam bem mostrar que as princesas não são como nos contos de fada eu gostei muito que agente evoluiu na quele tempo avia muita brutalidade

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito como o ser humano evoluiu como as armas o modo de selo comover e tam bem mostrar que as princesas não são como nos contos de fada eu gostei muito que agente evoluiu na quele tempo avia muita brutalidade

    ResponderExcluir
  38. Eu achei o documentário muito interessante, ele fala bastante de como era a vida das pessoas antigamente na Idade Média,como elas viviam e improvisavam as coisas. É bom ver que as coisas antigamente não são bem como nós imaginamos que são. As pessoas eram muito trabalhadoras e inteligentes. E inventaram várias coisas. Gostei muito de saber como era a rotina deles, oque comiam e como tratavam-se uns aos outros. É gratificante poder ver como nós evoluímos no passar dos anos, em várias coisas. Uma das partes que mais me chamou atenção foi dos cães que eram usados nas caçadas, para farejar as presas,pois tinham um ótimo faro. E também as classes sociais. É um documentário muito divertido de se assistir, gostei muito.

    Nathália Moreira Fauerharmel

    ResponderExcluir
  39. Eu achei o documentário muito interessante, ele fala bastante de como era a vida das pessoas antigamente na Idade Média,como elas viviam e improvisavam as coisas. É bom ver que as coisas antigamente não são bem como nós imaginamos que são. As pessoas eram muito trabalhadoras e inteligentes. E inventaram várias coisas. Gostei muito de saber como era a rotina deles, oque comiam e como tratavam-se uns aos outros. É gratificante poder ver como nós evoluímos no passar dos anos, em várias coisas. Uma das partes que mais me chamou atenção foi dos cães que eram usados nas caçadas, para farejar as presas,pois tinham um ótimo faro. E também as classes sociais. É um documentário muito divertido de se assistir, gostei muito.

    Nathália Moreira Fauerharmel

    ResponderExcluir
  40. Eu gostei muito do vídeo porque fala de um lugar que a gente não conhece ,também gostei muito dos castelos antigos que eram de intimidações e ataque não serviam apenas para defesa e não eram feitos de pedras, os principais castelos eram montes autos, com torres de madeiras, arrodeado por uma cerca de paliçadas de madeira.Eu também gostei muito dos arados que eram puxados por bois,e também a forma que era tingido as roupas que na verdade o que eles usavam era urina velha,produzida pelo homem Lãs e tecidos eram tingidos com corantes vegetais,e para algumas cores a urina era uma parte fundamental do processo.

    Felipe Godoi de Mello

    ResponderExcluir
  41. Achei muito legal esse documentário !
    Muito interessante a verdadeira vida medieval
    O tao sonhado castelo , sinônimo de perfeiçao, entao, na verdade era um modo de ataque e um lugar de intimidaçao , muito legal !!
    Interessante a maneira como eles lutavam ( corpo a corpo ).
    Interessante as técnicas de construção (usando a força do corpo)
    Os engenheiros eram muito habilidosos e determinados , gostei do guindaste antigo, um mecanismo muito engenhoso ,duas rodas capaz de levantar 650 kilos, muito legal , como as coisas ficaram modernas.
    Sobre as vezes marcar o rosto a mao dos criminosos , achei um técnica muito legal , pois , da pra protejer as pessoas , como se defender, acho q essa técnica devia ser usada ate hoje pois, é muito dificil de reconhecer criminosos ,e cada vez mais a criminalidade esta aumentando entao e uma maneira bem legal.
    As cores dos tecidos ficam muito lindas , quem diria que orina velha iria deixar uma cor tao viva, muito interessante.
    Muito lindos os artesanatos as pessoas eram muito talentosas , claro ate hoje sao , mais antigamente era mais coisa feita a mão.
    Muito legal também ter um tipo de cavalo proprio para viajar.
    Tambem achei muito interessante os cavaleiros nao serem o "sonho das moças" , na verdade, ao contrario dos contos , os cavaleiros eram desajeitados , mais ainda sim , os cavaleiros são meio que "heróis"
    Adorei saber a verdadeira historia medieval.
    Ass: Marielly Agertt da Silva

    ResponderExcluir
  42. Eu adorei aprender sobre os castelos, sobre as espadas que eram feitas a mão, como eram as lutas,como eram os cavalheiros entre outras coisas... achei muito intessante a idade média.

    ResponderExcluir
  43. Amei saber sobre a idade média, tirei minhas curiosidades, e gostei de aprender como eram construídos os castelos, as espadas e gostei de saber sobre os animais que eram usados como caça... espero aprender mais sobre esse conteúdo!!

    ResponderExcluir
  44. Nos achamos muito bom saber q eles mesmo sem tecnologia conseguiram criar coisas muito importe para nos hoje.
    Gostamos de aprender sobre como eram lavadas as roupas, como eram feitas as espadas e como eram feitos os castelos.
    Milena e Laura

    ResponderExcluir
  45. bom, eu achei muito interessante pois eles mostram bem como eram feitos os castelos, as armas e etc..., gostei também da parte que falava como era o treinamento dos "cavaleiros" daquela época, e também achei muito interessante a criatividade que eles tinham naquela época pois as ferramentes vamos se dizer não "boas" como as de hoje em dia, na verdade o vídeo inteiro em si mesmo é totalmente interessante e muito legal.

    ResponderExcluir
  46. bom, eu achei muito interessante pois eles mostram bem como eram feitos os castelos, as armas e etc..., gostei também da parte que falava como era o treinamento dos "cavaleiros" daquela época, e também achei muito interessante a criatividade que eles tinham naquela época pois as ferramentes vamos se dizer não "boas" como as de hoje em dia, na verdade o vídeo inteiro em si mesmo é totalmente interessante e muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário foi construído pelo aluno Nicolas 8 17

      Excluir
    2. Esse comentário foi construído pelo aluno Nicolas 8 17

      Excluir
  47. muito bom o documentario achei interessante as armas e a simplicidade do mundo medieval

    ResponderExcluir
  48. Gostei muito do vídeo achei interessante saber o modo de vida deles saber como eles construíram os castelos como faziam às armas e suas armaduras e também como eram as guerras e lutas daquele tempo .

    ResponderExcluir
  49. Nós achamos o vídeo todo muito interessante, gostamos muito do jeito que era a vida naquele tempo, de eles treinarem com as espadas em um poste de madeira e de como eles construíam os castelos, o que chamou atenção também foi a forma de punição, as cavernas que eles se reuniam e o jeito que as mulheres faziam os tecidos. Outra coisa bem legal é que eles faziam coisas sem tecnologia e energia que hoje não conseguimos fazer e trabalhavam todos juntos, em equipe.

    Vitória Oliveira da Silva e Ana Julia dos Santos Vargas
    8 18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito interessante mesmo,o jeito das armas,os canhões, as armaduras
      E que eles faziam tudo sem tecnologia
      Ana Julia Vargas

      Excluir
  50. Achei muito legal em todas as partes quando ele fala das espadas de madeira que são o dobro de peso da espada de aço quando fala de suas tecnicas de luta as partes de castelos como eram feitos tintas feitas por urina velha suas comidas peixes (fiquei com fome) carneiros assados sabão feito de gordura de porco e o melhor suas ARMAS!! foi oque eu mais gostei e me interessei lançando as pedras fiquei com vondade de voltar ao passado.

    Natan Souza Mattos
    8 18

    ResponderExcluir
  51. Eu gostei dos fortes imperiais, eram feitos tudo de madeira e eram feitos até em território dos inimigos, os treinamentos eram pesados, eles suavam bastante com a roupa e a armadura era bastante forçado, também é interessante a espada de madeira, ele disse que pode pesar mais que uma espada de aço ( muito bom ). Legal foi ver eles fazendo a argamassa, foi estranho mas é bem interessante pelo motivo de ser areia, cal e água, foram 45toneladas de pedras para construir o castelo e ainda eles não usavam matérias elétricos, a urina velha eles usavam para pintar as roupas, as flechas também erão muito importante. Aluno: João Vitor Polo - 8°17

    ResponderExcluir
  52. Eu achei interessante saber um pouco mais como as pessoas da época medieval viviam, desde sua engenharia, o manuseio do arco-e-flecha, forma de locomoção, técnicas de caça ao treinamento dos “cavaleiros”.

    ResponderExcluir
  53. Gostei muito do vídeo, muito legal como eles comiam, contruiam os castelos, como se locomoviam, bem legal mesmo é bem explicado..!


    Bruna Barros 8-17

    ResponderExcluir
  54. Achei muito interessante e criativo esse documentário! Adorei muito saber um pouco mais sobre a Idade Média, sobre como era à vida das pessoas antigamente, como viviam e como improvisaram as coisas. Achei muito legal a capacidade das pessoas de antigamente de poder trabalhar tanto e serem muito inteligentes! É interessante também como eram construídos os castelos, como eram os projetos e a organização para o trabalho ser concluído. Era um trabalho bem simples e mesmo assim detalhado e bem elaborado! É muito legal saber como evoluiu muita coisa de uns tempos para cá. Vídeo com várias curiosidades, muito bom de assistir! ^^
    Flávia Zarth

    ResponderExcluir
  55. Vi que antigamente a forma de viver era muito diferente
    mas algumas coisas são parecidas por exemplo o jeito deles de construir os castelos são parecidos com o nosso jeito de construir coisas hoje em dia , so que temos muito mais tecnologia
    achei algumas coisas estranhas também , por exemplo a forma que eles usavam o mijo de velho de um homem
    a parte mais interessante na minha opnião é como a armadura foi melhorando de acordo com as armas que tinham
    e gostei muito da ideia da pessoa que fez o documentario de mostrar como as coisas eram na era medieval , achei a ideia muito criativa
    Junior José

    ResponderExcluir
  56. Eu achei muito interessante pois eles mostram bem como eram feitos os castelos, as armas e etc.
    Como eles se viravam sem muitos recursos ,construindo as coisas com a própria mão,com ferramentas feitas pelos mesmos .
    Adorei saber como era feitas as tintas das roupas usamos,mas podemos dizer que era meio nojento.
    Thacy Costa

    ResponderExcluir
  57. achei muito interessante como eles construíam os castelos, caçavam, como eram construídos as armas, as catapultas , muito interessante prof Vera Amei
    Carolina Melo

    ResponderExcluir
  58. No início do vídeo fala sobre os castelos e isso me interessou muito,também falando sobre as armaduras q no início era de cota de malha depois vieram às com placas de metal e couro.
    Yuri Ramos

    ResponderExcluir
  59. gostei muito dos castelos, chamaram muita minha atenção, gostei tambem de saber como eles viviam, como caçavam, gostei muito do video tiro todas as minhas curiosidades, vou adorar aprender sobra a idade média
    Mika Teixeira

    ResponderExcluir
  60. Achei interessante o vídeo todo, o modo que o castelo é construído, as batalhas, o jeito que os cavaleiros lutavam, como era usado o pelourinho, o processo de tingimento dos tecidos, os cavalos, armaduras, arco e flecha, a caça, tipos de cães, como era feito o arado com os bois, as refeições, divisão de terra, higiene pessoal, a parte dos sabões foi bem interessante, os tratamentos com as sangue sugas eu achei muito legal e a parte que eu mais gostei foi a das primeiras armas, bem diferente e interessante, hoje é tudo tão diferente, naquela época você tinha que construir com suas próprias mãos o que precisava e agora compramos tudo pronto, muito bom mesmo!
    Mariana Paz 8-18

    ResponderExcluir
  61. Achei muito interessante o modo como eles construiam suas ferramentas e espadas,tudo a mão,a engenharia de seus castelos e também a parte em que falavam sobre a pintura dos tecidos com urina velha. Carlos Henrique 8ª17

    ResponderExcluir
  62. achei incrível como era feito as roupas e armaduras e como era feito as comidas e como eles manuseavam os arcos e como era feito os castelos e como era esculpido as pedras pelos designers da idade media com mesmo poucos recursos de tecnologia

    -Guilherme Neto

    ResponderExcluir
  63. Achei interessante a forma que eles usavam os arcos , do geito que eles caçavam , a forma que construiam os castelos , tudo muito incrivel , a e uma ultima coisa que eu gostei muito foi a parte da pintura dos tecidos

    ResponderExcluir
  64. Achei muito legal a forma cujo qual eles se defendiam, lutavam e viviam. achei muito legal também a forma que eram os castelos e como eram usadas as armas e também achei legal a parte do arco por ser uma maneira bem rústica.

    ResponderExcluir