terça-feira, 12 de abril de 2016

Pessoal!
Assistam ao vídeo! Comentem e exponham suas dúvidas!
Vamos debater aqui nos comentários;

42 comentários:

  1. Esse video nos mostra um pedaço da história do Brasil, praticamente foi umas das fases ou republica mais importante no Brasil, por que mudou muito o Brasil desde a República velha, mudou, o jeito de votar, o voto era aberto e isso causava muita desconfiança dos coronéis e governadores( homens poderosos), e a politica mudou completamente.
    Hoje em dia o Brasil não é mais o mesmo, como na república Oligarquica, mas também há coisas que ficaram até hoje

    ResponderExcluir
  2. Esse video mostra muito de como era a nossa politica antigamente e como ela foi se transformando até chegar oque é hoje. Achei bem interessante oq eles falam sobre a forma da politica que era um sistema totalmente "corrupto" , pois por exemplo um empregado de um fazendeiro rico deveria votar no candidato que o fazendeiro escolhia não tinha liberdade e como o voto era publico se eles não obedecessem sofreriam varias consequencias.

    ResponderExcluir
  3. Djonathan Souza, 9º20;
    O video fala bem como o Brasil era corrupto naquela época, como que os civis não sua própria opção de voto, e o voto não era secreto, e ainda sim havia muita desconfiança. O Brasil de hoje não está muito diferente, pois como naquela época tem muita fraude, e desconfiança, e quando o Brasil realmente mudou, não mudou do jeito que muitos queriam.
    E naquela época havia muitas pequenas guerras entre as oligarquias, pois suas difenças de votos eram muitas.
    E antes das mudanças o Brasil era praticamente, comandado por São Paulo e Minas Gerais, após a mudança, o Brasil passou a ser de quase todos.

    ResponderExcluir
  4. Em um primeiro aspecto, observamos que a exigência da alfabetização e o voto aberto foram dois elementos que facilitaram em muito a fraude eleitoral nessa época. Com isso, os grandes proprietários de terra tinham condições para determinar o resultado final das eleições. Não raro, observamos que as elites agrícolas garantiam a eleição de seus aliados por meio de ameaças, a concessão de favores políticos ou a própria alteração do resultado de nossas eleições.

    Além disso, observamos que o modelo político oligárquico foi extremamente negligente no que se refere ao desenvolvimento de políticas sociais. Do ponto de vista de seus representantes, a expansão da economia agroexportadora era mais importante que a resolução dos problemas sociais que atingiam boa parte da população. Sendo assim, vemos que a experiência oligárquica foi importante no aprofundamento das diferenças sociais no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Isa concordo plenamente com você, pois a oligarquia foi o ponto da desigualdade social, pois pensavam praticamente so em sim e nao no povoe também concordo com com você sobre a parte das ameaças que os grandes proprietarios faziam para seus alidos ganharem na votaçao.

      Excluir
  5. A política antigamente, era muito corrupta (continua sendo), os mais poderosos alteravam os resultados, para "se darem bem", o voto era aberto, se o empregado não votasse em quem o patrão queria sofria as consequências. Os grandes agropecuários não só determinavam os resultados das votações, como já garantiam o ganho para aos seus aliados, através de ameaças aos seus empregados, tudo isso por "troca de favores" entre eles (coronéis).
    Achei bem interessante também a forma como Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) se tornou um "símbolo" para a sociedade, um tipo de "apoio" para o povo nunca desistir de sua liberdade, tanto que o povo conseguiu a liberdade, pois hoje em dia é muito diferente a forma de governo, a política, etc. A morte de Tiradentes é marcada até hoje no calendário nacional (21 de Abril).

    ResponderExcluir
  6. Naquela época existia muitas trocas de favores políticos para manutenção do poder e garantia de governabilidade. Os estados de maior poder eram Minas Gerais e São Paulo, por isso a maioria dos governantes eram de lá. O voto era aberto para não haver fraudes e para que os donos soubessem em quem seu escravos estavam votando. Hoje em dia temos o voto secreto, mas a corrupção ainda é presente. A comissão de verificação era composta por cinco parlamentares que impediam que os opositores tomassem posse alegando fraudes.
    Os grandes fazendeiros (coronéis) tinham poder sobre trabalhadores e analfabetos. O Brasil exportava borracha, cacau e cana-de-açucar. O que nos ajudou a sair da crise econômica naquela época?

    ResponderExcluir
  7. Esse vídeo mostra bem como a política de antigamente continua quase igualzinha a de hoje em dia....com a combinação de votos e poder do governo de fazer com que a população o aceiteos a força como na guerra de canudos e como as pessoas que possuem muito dinheiro manipulam as outras

    ResponderExcluir
  8. Shaiane Oliari, 9º20
    Este vídeo nós mostra como era a política antigamente e também nós mostra o quanto era corrupta e continua sendo, oque é mais interessante é que o povo não tinha certa liberdade para votar em quem quisesse, era meio que obrigado a votar no que os que tinham poder maiores(fazendeiros) escolhessem, e como era aberto, não tinha como eles não votar. Agora o voto é secreto, mas como todos sabem ainda existe corrupção na nossa política, é interessante sobre as bandeiras que foram mudando com o tempo. Outra coisa que chamou bastante atenção também foi que entre eles mesmo, brigavam, sendo q todos pensavam que eram todos amigos.

    ResponderExcluir
  9. Bruna F. 9° 20
    De primeira podemos perceber que a situação política daquela época é muito parecida com a vivida hoje em dia.Mas pelo que percebi o povo, antigamente, lutava menos(até por causa da opressão militar e política) do que hoje.Na república oligarquia (política do café com leite), existia algo parecido com as fraldes dos votos, que temos hoje, como o curral e a degola, claro que estas "formas" de fraldes são mais radicais que as que temos hoje que são feitas mais "escondidas" do povo.Da para perceber que a "república" não era bem a república que a população queria.O que eles tiveram foi uma monarquia "disfarçada" de república.
    É bem interessante o que os canudos fizeram, mas o governo achou uma ameaça e acabou destruindo o trabalho que o povo teve, sem atrapalhar ninguém.Porque se mais pessoas abrissem os olhos e começassem a viver como os canudos, o governo sabia que iria cair, e os governadores teriam de viver como o povo e isso de alguma forma os incomodava.
    No mais, o vídeo é bem interessante e podemos tirar várias conclusões sobre os assuntos apresentados.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Jonatan D. Rodrigues 9° 20 O vídeo mostra a história mostra do Brasil que naquela época existiam trocas de favores politico. E que existiam muitas fraudes eleitorais entre os políticos e corrupção entre os políticos não muito diferente da de hoje, também as pessoas 'pobres' não tinham o direito de escolher em quem votar e sim votar em quem o seu chefe mandar e ainda as mulheres n podiam votar. A população caiu de 10% a 1%. Me chamou bastante atenção foi como a bandeira do Brasil começou a se desenvolver, parecida com a bandeira da América só que verde e amarela e foi se desenvolvendo até a que esta hoje.

    ResponderExcluir
  12. Pedro Nogueira 9ª20:
    Bem o vídeo retrata bem como era a política vivida naquela época,não que a de hoje não esteje diferente daquela.Mas hoje o povo pode lutar mais pelos direitos,se manifestar,faze abaixos assinados,greves,etc.Antigamente não,pois lá havia muita opressão militar,e até de políticos corruptos.Uma das coisaas mais relevantes que devemos notar é que naquela época o povo além de ter 10% de participação na hora de escolher em quem Eleger,esse número caiu ainda mais,chegando à detestáveis 1%.Ou Seja, naquela época o povo não era nada,além de pessoas em que o s políticos e militares pisavam como se fosse formigas.Mas algum dia alguém iria ter conscência de que aquilo era totalmente errado,e que deveriam toma alguma atitude e esse alguém foi Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes),ele serviu como base para o povo,eles acreditavam nele,ele foi um incentivo enorme para que eles lutassem,de qualquer forma pelos seus direitos.Desde que morreu em 21 de abril,esta data ainda hoje é marcada no calendário do brasil.Pois foi daí que tudo mudou,que as pessoas não queriam mais aquela república,queriam direitos iguais,poder votar sem ter medo de morrer.Queriam se expressar,eles queriam Viver.E Até hoje,aonde políticos corruptos estão derrubando o Brasil,o Povo vai atrás e tena combater,e isso significa que tudo o que Tiradentes fez Não foi em vão de forma alguma.

    ResponderExcluir
  13. Andressa- 9°20
    O que mais me chamou atenção foi que por terem diferentes opiniões de determinados assuntos havia "pequenas" guerras entre as oligarquias; E também oque os canudos fizeram,mas (pelo oque eu entendi)acabaram sendo impedidos.
    É bem interessante a forma como era a politica antigamente, não muito diferente como a de hoje em dia, em aspectos de corrupção e roubo.E a forma de politica antiga deles era feita como uma "troca de favores", como sitada no vídeo;

    ResponderExcluir
  14. Lauren Dornelles 9°20
    Esse vídeo nos mostra como q era a escolha de um presidente antigamente, oque não muda nada comparado atualmente, a diferença é q antigamente os votos eram abertos todo o povo sabia quem estava votando em quem é eram obrigados,hoje em dia eles são comprados, oque mais me chamou atenção foi a bandeira que começou a se desenvolver parecida com a bandeira dos americanos e foi se desenvolvendo até ficar nesse modelo de hoje em dia

    ResponderExcluir
  15. Giuli 9°21
    Vimos no vídeo as políticas de antigamente. O voto não era secreto, mulheres e analfabetos não podiam votar. Com isso podemos perceber que houve grande evolução na política e nos direitos dos brasileiros.
    Naquela época as oligarquias eram muito poderosas, queriam mandar em tudo, por isso se enfrentavam muitas vezes. As oligarquias muitas vezes dependiam de votos rurais, pois aquele que mais tinha dinheiro decidia em quem votar.
    Mas apesar dessa política, muitos lutavam contra isso, um deles foi Joaquim José da Silva Xavier (conhecido como Tiradentes). Fez uma grande fama, pedindo apoio de muitas pessoas para seu plano, ele confio a alguns homens esse plano, mas foi traído. Com seu plano descoberto, foi enforcado. O povo tinha-o como um símbolo de liberdade de expressão.
    Se fomos parar para pensar, os políticos são as orligarquias, o povo brasileiro seguidores de Tiradentes. Mas aonde está o representante de Tiradentes para guiar o povo?
    Podemos percebe que apesar de muitas mudanças, ainda ações do passado, que são feitas por pessoas agora do presente, impendem que o nosso país siga em frente.

    ResponderExcluir
  16. Samuel Maidana - 9° ano 20 No vídeo mostra como era a nossa política antigamente.Achei interessante pois cada oligarquia queria mandar em tudo, e acabavam se infrentando. Achei interessante também, o fato de como foi feita a bandeira do brasil com os primeiros ramos, igual as do império e como se modificou até como é hoje.Naquela época, havia muita corrupção, e analfabetos e mulheres não votavam, isso mostra que houve uma grande mudança da política, até do jeito que ela é hoje em dia.

    ResponderExcluir
  17. O video deixa claro que antigamente no Brasil quem decidia a eleição eram os grandes proprietários rurais, pois como o voto era aberto, controlavam os votos dos seus empregados com demissões de quem votassem em quem não mandavam. A política era corrupta e favorecia os interesses dos ricos. Hoje vivemos numa democracia, decidimos em quem votar, mas infelizmente não nos livramos da corrupção. Pedro Vargas 9 20

    ResponderExcluir
  18. Vitor Soares 9.22
    O vídeo é muito interessante pois ele e praticamente uma mini aula sobre tudo que nosso pais passou em questão a política.Nele vemos que quase nada mudou,pois naquela época existia a compra de voto e ate hoje isso acontece sem falar na corrupção que hoje na minha opinião mais forte.Muitas coisas me chamaram a atenção,principalmente sobre Tiradentes que sua imagem foi resgatada,como Marechal Teodoro da Fonseca fechou o congresso,como os rebeldes enfrentaram o exercito em canudos durante anos,o degola que era a eliminação de um candidato que não era “importante”e que com a alfabetização do povo as suas participações caíram 10%, que Floriano Peixoto teve que enfrentar varias crises militares entre elas a revolta da Marinha e a constituição federalista do rio grande do sul naquela época, sem falar na época do café com leite.Mas de todos eles o curral de eleitores foi o mais estranho pois o povo não tinha praticamente opinião sobre o que estava errado e o que estava certo.Vemos também o pacto das oligarquias que apesar das brigas entre elas que ocorriam sempre, as vezes elas faziam um pacto que temos como exemplo a Bahia.Em fim o vídeo deixa bem claro que quem mandava na política naquela época eram os coronéis e grandes proprietários de terra e o que mudou desde essa republica velha foi só o modo de organizar,a compra de voto e a corrupção,porque a cada ano que passa isso esta pior.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Ketlin Boldt 9º21
    Podemos ver no vídeo que tem algumas coisas que não mudaram muito,como por exemplo o fato de que as Oligarquias não se davam bem,e isso acontece até hoje só que agora são as disputas e desavenças entre os partidos políticos.
    Só fiquei um pouco em dúvida sobre como o Marechal Deodoro tinha tanto poder a ponto de poder fechar o congresso naquela época?

    ResponderExcluir
  21. Esse vídeo mostra um pouco da república no Brasil que não mudou quase nada vamos combinar 👌🏻 só que hoje em dia eles dão coisas para o povo votar neles igual antes o coronel dava ajuda para receber os votos e as rivalidades ainda continuam entre os partidos e antigamente as oligarquias. Vamos estudar mais e focar mais somos o futuro do país temos que mudar isso por favor não ser levado para trás 👌🏻

    ResponderExcluir
  22. o video fala que o Brasil era corrupto naquela época e ainda e assim.Na quela epoca as pessoas nao tinham direito em votar os mais ricos {como fazendeiros, gandes proprietarios, etc.} que decidiam quem seria o governador, ja hoje em dia as pessoas ja podem votar em qualquer pessoa mais mais a corrupçao nao acaba nunca. É bem interessante o que os canudos fizeram.
    NOME:vagner guilherme
    ANO:9 21

    ResponderExcluir
  23. O vídeo mostra que naquela época o Brasil já era corrupto.Mas antigamente era bem mais fácil manipular as pessoas para que votassem na pessoa escolhida pelas pessoas mais poderosas,já que o voto era aberto.Hoje em dia não é aberto e as pessoas são enganadas pelos políticos.Mas hoje em dia não tem desculpa.Acho que as pessoas são burras mesmo.
    Kauã ribas 9°22

    ResponderExcluir
  24. Este vídeo mostra que o Brasil naquela época já era corrupto, mas naquela época era mais fácil fazer com que as pessoas votassem em quem os outros mandavam, ou seja nas pessoas mais poderosas, já que o voto era aberto naquela época, mas nos dias de hoje o voto não é mais aberto e a maioria das pessoas são enganadas por políticos. Muito interessante também nesse vídeo foi a história que foi contada da nossa bandeira brasileira.
    Diego Alves 9ª 21

    ResponderExcluir
  25. O vídeo mostra que o os brasileiros naquela época já viviam em um Brasil de corrupção e fraude. Naquela época o voto era aberto e as pessoas poderiam ver em quem o outro estava votando, hoje em dia o voto é secreto e só o próprio eleitor sabe em quem votou. Naquela época também havia ''guerras'' entre oligarquias e isso acontece até hoje que são as disputas entre os partidos. Os documentos naquela época poderiam ser fraudados e isto acontece até hoje, porém já existe formas de identificar um documento falso. O vídeo mostra bem como era a política antigamente e que não mudaram muito muitos anos depois. :)

    Maria Helena 9ª 21

    ResponderExcluir
  26. Esse video mostra como era o voto e a politica antigamente o voto era aberto e todos os eleitor poderem saber, isso facilita na compra de votos e fraude , desde aquela época já avia corrupção na politica.A oligarquia mandava em praticamente tudo e a população se revoltava e gerava conflitos entre eles.

    ResponderExcluir
  27. Esse video mostra como era o voto e a politica antigamente o voto era aberto a todos os eleitores, isso facilita na compra de votos e na fraude , desde aquela época já avia corrupção na politica. Naquela época a oligarquia mandava em praticamente tudo e a população se revoltava e gerava conflitos entre eles.

    ResponderExcluir
  28. O vídeo mostra a baixa participação do povo na política da época, e que cada vez diminuía mais, passando de 10% pra 2 e depois pra 1%, mostra que as fraudes nas eleições já vinham desde aquela época,pois era muito fácil manipular o voto das pessoas, apesar de hoje já ter diminuído bastante e o combate as fraudes e a corrupção ter crescido ainda sim á muita coisa acontecendo e que não é de agora ou de um atual governo mas sim de anos, mostrando que o Brasil sempre esteve dividido em os que lutas por suas próprias causas e benefícios e não por sua nação, e quem realmente queria um Brasil melhor não podia participar muitas vezes, e gostei também da mini aula sobre a bandeira nacional que eu não sabia! Samuel Rogério 9º 22

    ResponderExcluir
  29. coisas que me chamaram a atenção!
    apenas 1% da população participava das eleições,os votos eram abertos.
    as oligarquias brigavam entre si em épocas de eleição.
    curral eleitoral:coronel dava envelopes com nomes de candidatos,se não votasse nesses candidatos,eram mortos
    degola:eliminação de um candidato que não interessasse ao governador.
    governador controla a política no seu curral(estado),contava com as verbas,nomeações,com as concessões do governo federal.
    chefes políticos criavam tumultos para afastar adversários na eleição.

    ResponderExcluir
  30. Realmente o Brasil não mudou muita coisa dos tempos da república velha para cá! O que mais chamou atenção é que apenas 1% da população participava das eleições e os votos eram abertos. O que facilitava a corrupção e as fraudes,e claro, gerava desconfianças e consequentemente conflitos entre eles...
    Resumindo tudo: era mais fácil roubar e esconder "embaixo do tapete", pois o povo não tinha opinião, não tinha estudo, muitos eram analfabetos, eram fáceis de serem comprados e isso garantia a seus cargos!
    Maria Eduarda 9°21

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Vídeo bem interessante chamou a minha atenção que naquela época mulheres e analfabetos poderiam votar ou serem votados. Com a introdução do voto direto e alfabetização a participação do povo caiu de 10% para apenas 1%. Antigamente era bem mais fácil enganar o povo pois vários nem ao mesmo não tinham nem opinião própria, interessante também parte da bandeira .

    Vinicius 9°22

    ResponderExcluir