quarta-feira, 16 de abril de 2014



Esses dois vídeos contam um pouco da história de Aleijadinho.
Assistam e façam um comentário sobre o que entenderam
Descrevam com base  nos vídeos,  procurando usar suas  palavras.




36 comentários:

  1. Eu achei estes 2 videos bem interessantes,pq contam uma história q nunca tinha ouvido falar.Pensar q um homem tão talentoso n possuia dedos para fazer suas obras mais perfeitas q já eram.E q tbm ele tinha q sair de casa cedo e voltar tarde para ninguém o ver daquele jeito,se alguém o visse sem seu dedos,visse ele 'imperfeito' ia dar risada,tirar sarro de sua cara.
    Mas ele tinha mtas qualidades impressionantes,suas obras conquistaram o Brasil inteiro.Suas obras estão por toda a parte.Dizer q um escravo se tornou um ser tão abençoado,dizer q um escravo tinha tantas ideias na cabeça,q eram usadas para enfeitar cidades,igrejas locais sagrados,etc...
    Mas msm ele n sendo 'perfeito' tinha orgulho de ser assim,quem sabe com as mãos ele n iria ser prestigiado,homenageado?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo mas tb deu para perceber que desde de pequeno ele ja tinha um talento para a arte do "barroco brasileiro", que inclusive foi ele que começou a fazer essa arte reconhecida, hj, mundialmente ( como eu ja havia falado) arte do barroco brasileiro.Esse homem , negro, escravo, se tornou um dos maiores artistas do mundo, uma coisa IMPOSSÍVEL naquele tempo, e que o único pecado dele foi ficar afastado de todos.Mas o maior pecado da sociedade foi o "Bullyng" por ele ter lepra.E que historia de superaçao, uma pessoa que nao tinha mao, algumas partes do corpo falando mais civilizadamente, conseguir fazer oq ele fez, é melhor pensar duas vezes (ou +) antes de reclamar da vida....

      Excluir
    2. Concordo com ambos, eu acho que nos vídeos não só tá contando uma história, mas sim uma história de superação. Todo mundo deve pensar: como ele consegue fazer todas aquelas esculturas maravilhosas sem as mãos? Ele, de um jeito ou de outro,conseguiu, porque sua força de vontade de fazer aquilo que ele ama era maior do que a sua doença e isso é realmente uma inspiração para as pessoas. Dizer que ele fez tanta coisa bonita, esculturas espalhadas pelo mundo inteiro, mas que bom que, apesar de tudo, ele teve o seu devido reconhecimento.

      Excluir
    3. Concordo ,mas queria acrescentar o fato da doença de Aleijadinho, que nenhum médico da época soube explicar do que se tratava achei que isso deveria ser observado para esclarecer como era o modo de vida daquela época .O Aleijadinho foi uma superação mas ele também poderia ter falecido sem poder mostrar o seu talento assim eu penso que se ele vivesse como uma pessoa normal talvez sua história de vida não teria sido tão marcante.

      Excluir
    4. A Renata vez uma boa colocação quando falou que o aleijadinho poderia ter morrido sem mostrar seu talento. Mas a palavra "talento" é pouco para o que ele fazia. Grandes escultores desta época demoram semanas para concluir uma escultura e com isso tento imaginar o quanto o aleijadinho demoraria para esculpir algo só trabalhando a noite. O que mais me impressiona é o fato de ele conseguir fazer esculturas grandes e cheias de detalhes, sem as mãos. E essas esculturas estão até hoje para todos verem e se impressionarem.

      Excluir
    5. Inacreditável como um homem sem dedos podia esculpir obras tão incriveis em pedra sabão.
      Aquele homem que sofria de lepra pois tudo que ele tinha de diferente era compensado pelo seu talento.
      Não posso nem acreditar que um homem com um talento tão especial podia ser um escravo.
      Pois aquele escravo foi um grande artista de obras de pedra sabão

      Excluir
  2. Concordo com a Luiza e os dois videos sao muito interessanstes por que eles mostram um bela historia de superação de Alejadinho as belas esculturas que ele fez como a de Jesus Cristo e de São Francisco entre outras a do Leão que para muitos pareciam mais com macacos etc
    O interessante no segudo vídeo é que n importava o lugar em Minas Gerais que tivesse ouro lá sempre estaria uma escultura de Alejadinho e ele tinha uma doença que ninguem sabia o que era ele perdeu os dedos mas continuou a esculpir colocando as ferramentas amarradas na mão ele não desistiu isso é um belo exmplo que sua capacidade sempre será maior que seu problema no proprio video diz:A arte vem de sua mente e não de seus dedos

    ResponderExcluir
  3. concordo com todos acho a história do Aleijadinho é uma história de superação, e talento nato esculpia magicamente, era muito humilde. sofria de uma doença muito grave mas mesmo assim não desistiu de fazer o que ele sabia que era esculpir em pedra sabão.
    Com força de vontade pode se conseguir qualquer coisa e ele nos mostrou isso, fez belas obras apenas com fé e força de vontade.Devemos todos seguir o exemplo dele, que mesmo com todos os seus problemas não se abalou e impressionou a todos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos, pois fizeram colocações bem interessantes!
    Aleijadinho era considerado um dos maiores artistas barrocos, e suas obras e esculturas de arquitetura encantavam toda a sociedade, que misturava diversos estilos em suas criações utilizando apenas madeira e pedra-sabão. Infelizmente ele tinha uma doença chamada Lepra que aos poucos foi perdendo o movimento das mãos e dos dedos, sendo assim ele realizava seus trabalhos com ferramentas amarradas em seus braços. Aleijadinho ficou conhecido por todos, pois sua força de vontade e sua superação era muito admirada. Na minha opinião ele foi um grande exemplo de vida, que acreditou em sua capacidade, e não desistiu por causa de sua doença!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos, Aleijadinho, poderia não ter as mãos ou os pés, mas ele tinha força de vontade, ele sabia que a arte saia da mente e não das mãos, que bastava só ter força de vontade para conseguir esculpir, era com ferramentas amarradas em seus braços que ele conseguia criar suas obras maravilhosas e que surpreendiam á todos, Aleijadinho tinha seu jeito próprio de esculpir, isso que encantava as pessoas!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Nathália Dos Reis, Aleijadinho é uma inspiração para pessoas como eu e vocês que disistem por coisas mais fáceis ainda. Suas obras são maravilhosas e bem feitas que nem parecê que Aleijadinho fez essas obras perfeitas, com sua vida acabando aos poucos ele para se distrair teve que amarrar as ferramentas nos seus braços e também coseguia fazer suas obras e mostrar como se sentia!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com meus colegas, aleijadinho foi uma pessoa incrível que mostrou que as dificuldades são apenas desculpas, ele não tinha as mãos nem os pés mas mesmo assim sabia fazer coisas que muitas pessoas bem fisicamente não conseguem.Simplesmente é uma inspiração para todos que passam pela mesma dificuldade que ele passou, suas obras eram incríveis ele era um artista.

    ResponderExcluir
  8. Bom concordo com todos que o Aleijadinho mesmo sem ter as mãe e os pés era uma grande pessoa pois tinha um talento enorme e não se abalava com seu problema pois pode mostra seu talento para todos tinha uma força de vontade que muitas pessoas não tem hoje em dia.Era uma inspiração para todos nós.

    ResponderExcluir
  9. aluna;Amiria teixeira serie; 8 º17 bom com todos os videos mostram bem a vida de luta do alejadinho um homem que mesmo com suas dificuldades sem as mãos e pés não desistiu nunca do seu talento ninguém dava nada por ele mais ele mostrou que era capaz de ser um artista que virou historia um grande homem que mesmo com tudo teve força de vontade para seguir e mostra pra todos nos que nada e impossivel alejadinho uma historia de luta dificuldades superação e talento

    ResponderExcluir
  10. Impressionante como um menino sem os dedos conseguem fazer aquelas obras perfeitas ,concordo com os demais que isso é uma superação,ele serve como inspiração para outros artistas

    ResponderExcluir
  11. concordo com o Bruno Sosteimeier, mas serve de inspiração para as pessoas também porque a força de vontade que uma pessoa tem que te pra consegui construir igrejas, monumentos,sem as mãos.
    porque se sem mãos o cara fez aquilo imagina com as mãos.
    ele teve muita superação e é só a gente querer que a gente consegue.
    isso serve de exemplo para muitos.
    além da força de vontade ele tinha talento porque construir igrejas sem as mãos

    ResponderExcluir
  12. concordo com Guilherme Martins,aleijadinho foi um grande homem,que apesar das dificuldades ele superou todas,e fez obras lindas,então supere as suas tbm!!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com todos aleijadinho foi uma pessoa que apesar do que ele passo era uma pessoa humilde que tinha que se alevantar primeiro que todo para ir fazer suas esculturas então ele era uma pessoa fodaa....

    ResponderExcluir
  14. Concordo com todos pois ele era um homem que tinha um talento enorme e ,que mesmo com as suas dificuldades arrumava um jeito de fazer suas obras,ele nao gostava que ninguem o visse entao saia bem cedo pra fazer suas lindas esculturas,tinha uma doença rara mas mesmo assim nao deixava de fazer o que ele gostava,tambem era muito honesto e guerreiro.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com todos acho que Aleijadinho era um homem com um grande dom, ele tinha talento de expressar aquilo que era bom pare ele,sua obras eram lindas e do seu maior problema fez um grande dom que hoje ficam tão bem expostas e merecidas de reconhecimento.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com todos vocês. O Alejadinho era um homem muito talentoso, que fazia maravilhosas esculturas mesmo não tento mãos ou pés. O que eu acho que não deveria acontecer é as pessoas rirem da cara dele, pois era leproso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, pois um homem com tanto talento quanto ele tem, não merecia sofrer do modo que ele sofreu, pois existiam artistas naquela época que seus desenhos não chegavam perto das de o Aleijadinho, mas eram famoso por serem ricos e não terem doenças. Ass: Renan Basilio 8º 17

      Excluir
  17. Acho que o Aleijadinho foi um grande homem por mostrar que mesmo sem os seus dedos ele conseguia fazer as esculturas que o descreviam como ser e para fugir de seus pensamentos negativos, então além de ele ser um grande escultor ( sem os dedos ) ele deve inspirar muitas pessoas de sua cidade para continuar em frente pois lá ele é um grande simbolo !

    ResponderExcluir
  18. Para mim, o Aleijadinho era um verdadeiro guerreiro, pois mesmo sendo julgado por não ter mãos e por estar perdendo parte do corpo, ele não deixou de fazer suas esculturas. Mesmo saindo cedo e voltando muito tarde para casa para que ninguém o vice, ele fez muita coisa "valorosa", suas esculturas era totalmente perfeitas, as decorações das igrejas feitas por ele não eram simples decorações, eram decorações feitas por um homem que realmente fez história, para mim o Aleijadinho é um exemplo para que ninguém desista de seus sonhos.

    ResponderExcluir
  19. O Aleijadinho era uma figura diferente, ele serve como uma superação para os demais artistas. Mesmos sem as mãos ele consegui tocar as pessoas com suas belas esculturas. Concordo com os demais colegas. Ele tinha seu próprio talento!

    ResponderExcluir
  20. Aleijadinho tem muitas esculturas conhecidas e ele é muito conhecido pois não tinha as mãos e fazia suas esculturas com toco das mãos e isso é muito legal pois é uma superação Ass:João Vitor Mayer 8º17

    ResponderExcluir
  21. Alejadinho tinha um grande dom, de conseguir fazer esculturas de grande qualidade, mesmo sem as mãos. ASS:FREDERICO GUITEL 8º17

    ResponderExcluir
  22. Eu achei a história dele bem interessante pois mesmo sem os dedos ele construiu igrejas mesmo com o problema!
    Assinatura: Eduarda Abreu

    ResponderExcluir
  23. Eu acho o alejadinho um guerreiro, pois uma pessoa que não tem os dedos e etc,fazer tudo que ele fez tem que ser muito respeitado..
    E também enfrentando preconceito por não ter partes do corpo faz dele sim um batalhador!


    ResponderExcluir
  24. Ele realmente é muito interessante, pois além de ser um escravo e fazer as esculturas sem partes do corpo ele conseguiu enfrentar o preconceito, também colocando uma deformidade em suas obras fazendo-o ainda mais admirável!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Concordo com todos! O Aleijadinho esculpiu coisas extraordinárias, fez várias obras magníficas, apesar de não ter as mãos e ser um escravo fazia coisas em uma noite. As obras são lindas e existem até hoje, fico me perguntando se ele sem as mãos, foi capaz de fazer tudo isso, imagina se as tivesse ? O que não teria feito ? Por isso acho que devemos nos lembrar dele sempre, levar a história dele para nosso dia-a-dia, porque temos "tudo" e as vezes reclamamos... O que me chamou atenção mesmo é que ele era um escravo, que na aquela época tratado como "animal" decidiu vencer o preconceito e acabou se tornando digamos que uma "lenda"...

    ResponderExcluir