terça-feira, 7 de agosto de 2012

Um Brasil de Contrastes


O Brasil é um país cheio de contrastes marcates.Assim como na paisagem, também existe contraste na forma de produção, alimentação e desenvolvimento humano.
No Nordeste o povo é de fé, mas vive  com  muita dificuldade e está sempre em busca de uma vida melhor.Saem de seu lugar de origem para tentar uma vida melhor em outros lugares do país.Se deparam com um espaço onde grandes empresas estão instaladas e precisando de mão de obra barata.
Queridos alunos:
O trabalho é o seguinte: Vocês irão assistir aos dois vídeos e elaborar um comentário que deve ser postado na ferramenta de "comentários", comparando o "Hino Nacional Brasileiro Patrocinado", com o vídeo da música "disparada".Quero um comentário pessoal e bem elaborado.






Para contribuir:
-Essas pesoas que saem de sua terra natal em busca de uma vida melhor,conseguem bons empregos nessas multinacionais que aparecem no vídeo?
-Se conseguem, que tipo de emprego se encaixam?
Se não conseguem,pra onde essas pessoas vão?Será que conseguem outros bons empregos?Será que conseguem sobreviver?
-Qual é a sua opinião a respeito?

39 comentários:

  1. Eu achei muito legal esses dois videos,mostra bem a realidade das pessoas do sertão.Muitas pessoas saem do sertão a procura de um trabalho melhor,que ofereça mais dinheiro,mais condições,nas grandes cidades,mas as pessoas do sertão muitas vezes não tem estudo e chegam na cidade grande e não conseguem trabalho.
    As pessoas vendem suas casas,terras e gado para ganhar dinheiro,para ir para as grandes cidades,buscar empregos nas grandes multinacionais.Na minha opinião,as pessoas não conseguem emprego,pois tem que ter estudos,e as pessoas do Sertão ou de outras regiões não tem,muitas vezes por não ter condiçôes ,pois vivem só trabalhando para ter dinheiro para se sustentar.


    Mariane 7º22

    ResponderExcluir
  2. Eu achei interessante, demonstra mais Experience sobre o sertão os dois videos são partes da vida do passado e futuro. Ha mais maneiras diferentes de poder ver os dois modos dos videos, e eles pensam que saindo de sua cidade vai ser o melhor que vão encontrar empregos em uma cidade grande capital mas se surpreende muito,por que encontro outras coisas diferentes achei muito interessante.
    Aluna: Ana Clara serie: 7°22

    ResponderExcluir
  3. foi muito legal muito interessante porque existem muitas multinacionais que nós conhecemos como coca-cola,knor e etc...
    o tipo de emprego que as pessoas do nordeste conseguem é de domestica,pedreiro e etc...
    porque elas não possuem estudo e menhum curso superior.

    ResponderExcluir
  4. no 1º vídeo mostra a miséria, falta de saúde,conta que depois que ele saiu do Nordeste ele sofreu muito com a miséria, falta de comida, enfim ele sofreu demais quando saiu do Nordeste em busca de coisas novas e raramente conseguem bons empregos nas multinacionais, porque os empregados que elas precisam é os que sabem falar em inglês, que são bem qualificados, que tem experiência e se eles conseguem empregos é de faxineiro, cozinheira, etc.. e na minha opinião depois que eles não conseguem empregos, eles vão em busca de outros mas a sorte não é pra todos, uns conseguem outros já não, os que não conseguem vão morar na rua, esses dias deu no jornal de um casal que foi pra SP em busca de empregos e não conseguiram, foram morar na rua, viraram mendigos, muitas vezes nem conseguem sobreviver, muita fome, saúde péssima, entre outras coisas ruins, e na minha opinião nao se deve ir pra outra cidade sem saber se tem mesmo empregos bons, sem ter um lugar certo para morar, primeiro devemos ir em busca de estudo, depois devemos examinar o lugar pra vê se conseguiremos morar lá, na minha opinião não devemos ir pra outro lugar sem saber como funciona tudo lá, devemos sempre saber se tem empregos bons e se aceitar, saber seus recursos, enfim saber tudo.

    ResponderExcluir
  5. NO video "disparada" as pessoas viam muito a morte, muitas vezes a morte destruia tudo, por isso as pessoas tiveram que sair de sua terra natal para buscar uma vida melhor, e melhores empregos nas multinaconais. Há muitas pessoas que não conseguem empregos nas multinacionais, pois a realidade é outra. Pois muitos donos das empresas não aceitam, muitas vezes por causa das origens, ou aparência. Shirley Camargo 7ª22

    ResponderExcluir
  6. no 1º vídeo mostra a miséria, falta de saúde,conta que depois que ele saiu do Nordeste ele sofreu muito com a miséria, falta de comida, enfim ele sofreu demais quando saiu do Nordeste em busca de coisas novas e raramente conseguem bons empregos nas multinacionais, porque os empregados que elas precisam é os que sabem falar em inglês, que são bem qualificados, que tem experiência e se eles conseguem empregos é de faxineiro, cozinheira, etc.. e na minha opinião depois que eles não conseguem empregos, eles vão em busca de outros mas a sorte não é pra todos, uns conseguem outros já não, os que não conseguem vão morar na rua, esses dias deu no jornal de um casal que foi pra SP em busca de empregos e não conseguiram, foram morar na rua, viraram mendigos, muitas vezes nem conseguem sobreviver, muita fome, saúde péssima, entre outras coisas ruins, e na minha opinião nao se deve ir pra outra cidade sem saber se tem mesmo empregos bons, sem ter um lugar certo para morar, primeiro devemos ir em busca de estudo, depois devemos examinar o lugar pra vê se conseguiremos morar lá, na minha opinião não devemos ir pra outro lugar sem saber como funciona tudo lá, devemos sempre saber se tem empregos bons e se aceitar, saber seus recursos, enfim saber tudo. Natalie Landvoigt. 7°22 ((:

    ResponderExcluir
  7. As pessoas que saem de suas terras, muitas vezes não conseguem achar bons empregos, e é mais difícil ainda pra quem não fala inglês, nem terminou seus estudos ou coisas assim.
    Mas se por algum acaso elas conseguem um emprego em alguma multinacional, elas não vão conseguir um emprego muito bom, talvez elas consigam um emprego de faxineiro, porteiro, segurança ou para fazer alguma reforma ou ajudar na construção de alguma empresa.
    Mas quando, muitas vezes, elas não conseguem um emprego e não tem nenhum conhecido na cidade, elas vão morar nas ruas até que posa voltar para sua casa.
    Talvez elas consigam um emprego em outro lugar, mas não será muito bom, seria talvez nos mesmos empregos que eles poderiam ter conseguido na empresa que ele tentou antes.
    Eles podem até sobreviver, mas não vão ter uma casa pra morar, nem comida, nem nada, porque eles podem nem conseguir voltar para suas casas.
    Minha opinião é que é um pouco injusto eles sairem de suas casas e de sua terra natal para não conseguir um emprego e terem que ficar nas ruas e sem comida por não conseguirem um lugar pra ficar nem dinheiro para se alimentar.

    Mariana Messerschmidt 7ª 22

    ResponderExcluir
  8. Para conseguir emprego nessas empresas precisa ter pelo menos o 2º grau completo ,eu acho meio difícil conseguir ,pois geralmente pedem mais que o 2º grau ,pedem por exemplo curso de inglês ,curso superior entre outros.Acho que não vale a pena sair de sua terra natal para tentar emprego em empresas multinacionais.
    Larissa

    ResponderExcluir
  9. Essas pessoas que saem do interior e vão para as capitais tentar arrumar emprego nas multinacionais na maioria das vezes não conseguem trabalho por que não tem o segundo ano completo,e se elas conseguem é um emprego que o salário é muito pouco.E se eles não conseguem trabalho,eles não conseguem voltar para suas casa por que eles não tem dinheiro para voltar para suas casas e acabam nas roas com fome pedindo dinheiro.

    nome:alexandre gelatti carpes

    ResponderExcluir
  10. As pessoas saem da terra natal para procurar uma vida melhor, e talvez, se elas procurarem, com certeza vão achar um emprego bom e que elas vão dar valor.
    Os empregos que elas possam conseguir seria de pedreiro,segurança ou faxineiro por que elas não tem um bom estudo para ganhar muito dinheiro.
    Elas vão para outras cidades procurar outros e bons empregos, que conseguem se procurarem bem e sobreviveriam sim.
    Minha opinião seria que eles sairam de suas terras natal e com bastante esforço eles conseguem um trabalho bom, e eles teriam que ficar longe de suas famílias e não conseguiriam o emprego, passariam fome e talvez nem conseguissem voltar para sua casa.

    Gabriely 7ª 22

    ResponderExcluir
  11. Ambos vídeos comprovam o que nossa querida professora Vera falou: "O Brasil é um país de contrastes." mostra exatamente a história de pessoas que moram no Nordeste ou em outras regiões pobres e vão à cidades maiores ou regiões que eles julgam mais fáceis de se achar um emprego bom. Mas na maioria dos casos, eles não tem estudo e não conseguem um emprego decente, mas caso se conseguem, conseguem empregos terríveis. Eles vêem a esperança nessas multinacionais achando que irão conseguir ótimos empregos e bastante dinheiro, na busca da melhora de vida, que, na maioria das vezes, não conseguem.
    Jabriel Oliveira, 7ª22.

    ResponderExcluir
  12. bom eu vi que muitas pessoas que saem de suas terras natais a procura de emprego , moradia fixa para se sustentar e3 sustentar as suas familias muitas vezes as sua familias muitas vezes querem comprar uma casa própria para criar seus filhos ..
    as empresas que são mais procuradas (que procuram emprega ) e grandes vezes conseguem um bom emprego conseguem sustentar a sua familia com um bom emprego mas sentem muita falta de onde nasceram e onde cresceram e conseguem comprar um caro para poder sair com suas familias muitas vezes vão visitar a suas terras natais..

    lidiane da 7ª 22

    ResponderExcluir
  13. Muitas das pessoas que vão para a cidade grande para buscar empregos , muitas vezes ñ conseguem pois ñ tem o estudo completo e se eles conseguem é só em postos , mercados etc, mas se eles ñ conseguirem eles vão buscar empregos na nacionais.Pois ñ pedem o currículo completa e pagam um salário que eles conseguem colocar comida em casa , e eles acham que esta bem . (Pedro Corrêa)

    ResponderExcluir
  14. Essas pessoas que saem de suas terras natais para tentarem conseguir um bom trabalho nas capitais irá ser mais difícil dessas pessoas entrarem em uma boa empresa pois tem que ter pelo menos um bom ensino,as vezes a pessoa tem que saber falar em outras línguas.
    Geralmente quando as pessoas não conseguem um bom emprego em multinacionais,não tem para onde ir,pois não tem algum conhecido por perto em alguma cidade vizinha ou na cidade (capital)onde estão.Essas pessoas podem até sobreviver mais com o pouco que vão ganhar em seus empregos.
    Alisson O.

    ResponderExcluir
  15. Essas pessoas que saem de suas terra natal tentam conseguir trabalhos nas multinacionais se conseguirem trabalhariam por muito pouco dinheiro .Eles não conseguem pq não tem muito estudo acabam ficando na cidade pq não tem dinheiro para voltar ficam na miséria nas ruas com fome.

    Denilson 7ª22

    ResponderExcluir
  16. As vezes as pessoas acham que saindo de sua terra natal, para ir para outra vão se dar bem na vida...
    mas as vezes nao é bem assim ..... as vezes as pessoas saien de suas terras vao para uma cidade grande aonde nunca morarão,e fica as vezes na miseria
    muitas pessoas acham que nao acontece comigo...mas acontece com qualquer um ):
    Muitas pessoas são acostumada morar fora da cidade...e resolvem mora depois na cidade pra ver ..e acabão se dando mal muito mal

    ResponderExcluir
  17. Essas possas que saem de sua terra natal pra conseguir alguma coisa de bom vão para a cidade grande e querem trabalhar em empresas grandes mas não tem estudo nenhum e ñ conseguem nada e tem que voltar para sua terra natal sem nada

    ResponderExcluir
  18. No 1ª video falaa de muita morte eles sofrem muito principalmente o gado. Essas pessoas saem da sua terra natal para tentarem conseguir empregos. Pois ficam na cidade por causa que eles nao tem mais dinheiro pra voltar para sua terra...
    Já no outro video, aparem no hino "algumas" multinacionais e tals...

    Gabrielee Glowczynski 7ª21

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que essas pessoas que saem de sua terra para vir para cidades não vão achar um emprego pq elas não estão capacitadas , se las votarem para suas terras vão ficar passando fome . Elas deviam se qualificar mais dai vai haver mais oportunidade de trabalho enquanto elas não se qualificarem os únicos empregos são (porteiro, faxineira, cozinheira ...)então essa pessoas acabam vivendo na rua e passando fome .

    mariana bronzoni 7°21

    ResponderExcluir
  20. Uma coisa bastante normal que acontece é isso das pessoa deixarem suas terras natais e irem para a cidade grande para encontrar empregos e melhores condições de vida.
    Chegando em outras cidades se deparam com as multinacionais e acham que podem trabalhas em algumas delas, coisa que não acontece, como resultado eles acabam trabalhando como faxineiros,porteiros, etc...
    Como são trabalhos sem muita importância e com pouco lucros eles não conseguem voltar para sua terra natal, ficando presos em cidades das quais não conseguem um bom trabalho e sem boas condições de vida.
    Os dois videos representam muito bem as situações dessas pessoas.

    Letícia 7 21

    ResponderExcluir
  21. Eu olhando esse vídeo, percebi que as pessoas que saem de sua terra natal (sertão), procuram empregos nas multinacionais , e elas querem mão de obra barata,mas nem sempre as pessoas aceitam ,pois nas cidades grandes aonde existem essas empresas precisa-se de um bom salário para sobreviver , mas nem sempre conseguem .Optam por trabalhar como faxineiro , setor da limpeza ,pois não tem muita experiencia
    O hino nacional foi uma forma de expressar as inúmeras multinacionais que existem no Brasil.



    Jeannine Moura 7°21

    ResponderExcluir
  22. A galera sai de suas cidades natais atrás de empregos, achando que vão conseguir algo melhor, porém, nem sempre se dão bem.. Muitas vezes, acabam passando fome por falta de emprego e conhecimento.. E quando conseguem algum emprego, são os do tipo, faxineiro,guardas entre outros..
    Jéssica Rosa.

    ResponderExcluir
  23. As pessoas vem de suas cidades natais para arrumar emprego, pensando que vão achar algo melhor...á alguns que até conseguem mas tem outros que acabam tendo um emprego ruim como : faxineiro.guardas. etc...além de ter esses empregos eles acabam passando fome...
    Sobre o hino...achei muito legal, além de ter a letra correta, inclui as empresas multinacionais que existem...

    Ashlley Gomes 7ª21

    ResponderExcluir
  24. Tem gente que sai de sua cidade natal para buscar emprego em uma vida melhor em cidades grandes. Quando conseguem a maioria das pessoas conseguem empregos ruins que não tem tanta importância na esmpresa onde trabalham e quando não conseguem por falta de estudo ficam nas ruas sem dinheiro para sobreviver e isso causa graves consequencias, principalmente para a saúde, pois passa necessidades.

    Luiza Petry

    7ª 21

    ResponderExcluir
  25. Se uma pessoa do sertão ir pra cidade em busca de enprego nao ira conçeguir por falta de conheçimento ou por estudo. (*_*)

    ResponderExcluir
  26. Indubitavelmente a migração de nordestinos que vêm para as metrópoles em busca de empregos e não conseguem,pelo fato deles geralmente não ter um nivel técnico, adequado e acabam tendo que trabalhar sem carteira assinada ou mesmo sem um ambiente propicio mesmo seguro para o serviço.
    Creio que para a luta em favor de um emprego em uma metrópole necessita de uma preparação em virtude da concorrência no mercado com pessoas cada dia mais capacitadas para determinadas funções.







    pedro hemrique 7º 22

    ResponderExcluir
  27. Algumas pessoas tem que sair de sua terra natal para ir a cidade grande conseguir empregos, muitas vezes isso não é possivel, por que algumas pessoas não tem no minimo o 2º grau completo para trabalhar em grandes empresas, tudo isso para suatentar sua família,ter uma casa propria um carro.
    :3

    ResponderExcluir
  28. Achei os videos muito interessantes. Um dos videos fala sobre a vida das pessoas do sertão relatando bem sobre suas dificuldades e o outro nos faz conhecer as multi-nacionais. As pessoas que saem do sertão em busca de empregos em multi-nacionais é muito difícil conseguir pois não tem o preparo para trabalhar em uma, então quando conseguem,trabalham em um cargo mais simples. Caso não consigam nem isso, muitas dessas pessoas continuaram a viver em uma vida humilde pois não tem estudos suficientes para ter um bom emprego.7ª22, Layssa

    ResponderExcluir
  29. Os dois videos são muito bons.Um dos videos fala sobre as pessoas que saem das que tem de sair das suas terras natais e e vão buscar empregos em multinacionais e não conseguem por falta de estudo e não tem preparo para trabalhar se essas pessoas conseguem trabalhos e um cargo simples como faxineiras,cozinheiros e porteiro.Se não conseguem trabalhos começam a viver uma vida humilde as vezes tem de trabalhar como catador para conseguir sustentar suas famílias e não podem nem voltar para suas terra natal por que não tem dinheiro.E outro e o hino nacional com as grandes multinacionais.

    Micheli 7ª21

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei muito desses videos fala sobre pessoas que muitas vezes saem de suas terras natais para virem para as cidades acham que seram bem de vida mas não são, pois não tem um emprego bom se tenham é de faxineira, cozinheira se isso também.
    É bem importante para nós sabermos,que não devemos sair de nossas cidades para irem para cidades grandes.
    O segundo fala sobre o INO NACIONAL que é bem legal fala das multinacionais para aprendermos mais é bem importante para aprender bem legal.
    ADOREI MUITOO
    PAMELA BERTAZO 7°21

    ResponderExcluir
  31. Adorei muito esses videos.
    As pessoas que saem das suas cidades natal em busca de um trabalho muitas vezes podem se der mal pois com o pouco conhecimento que tem eles não conseguiriam um bom emprego e as vezes nem conseguem emprego,sai de sua terra natal em busca de um futuro muitas vezes sem conhece ninguém isso sim e uma aventura você ir para uma cidade que ninguém te conhece e que você pode ir muito mal ou ir bem,esse hino das multinacionais e muito interessante pois espoem muitas empresas nacionais e e um ino muito criativo e muito engraçado.E isso sitado no vídeo não é só no sertão que acontece e sim acontece em varias cidades muitas pessoas saem das cidades e vão para as capitais em busca de emprego.
    Achei essa frase bem interessante:
    "Eu juro que vale mais ser de baixa condição e cercar-se alegremente de gente humilde, que não se encontrar muito encumbrado, com um resplandeciente pesar e levar uma dourada tristeza."
    Que fala que mesmo com baixa condição as pessoas podem ser felizes

    ResponderExcluir
  32. Achei muito interesante os dois videos,mostra como o brasil é cheio de grandes empresas e muitas vezes pessoas do nordeste procurando emprego vão para o sudeste onde esta essas empresas estão.Mas muitas vezes não consegem por falta de estudos e acabam voltando para o nordeste sem nada ouconsegem empregos pequenos.

    ResponderExcluir
  33. Essas pessoas, saem da cidade natal achando que vão conseguir empregos, para que possam sobreviver, so que quando chegam nessas cidades grandes acabam se decepsionando, pois eles não tem estudos e nem conhecimento para trabalharem nessas empresas multinacionais, eles so conseguem empregos de faxineiros, porteiros, empregador, entre outros.
    Mas essa grande maioria não consegue se encaixar em nem um emprego então eles tem que se virar na rua, pois nem dinheiro para voltar eles tem mais, vai ser dificil eles sobreviverem pois eles não terão mais nem dinheiro para sua sobrevivência e sem emprego fica ainda mais difícil.
    Na minha opnião teria que ter mais opções de empregos para essas pessoas que não tem chance de estudar, acho também que essas pessoas não deviam tomar decisões precipitadas de sairem de suas cidades natais sem ter certesa que vão conquistar um bom trabalho e uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  34. EU Adorei muito esses videos principalmente esse do hino das multinacionais é muito interessante pois contem muitas empresas nacionais e éh um hino muito criativo e muito engraçado.tambem aprendemos que muitas pessoas saem de suas terras natais para ir em busca de empregos e de uma vida melhor mais muitas dessas pessoas ecabam se dando muito mal por que saem de suas cidades para ir morar em um lugar que eles nem conheçem.e procurarem emprego nessas multinacionais mais nas maioria das vezes essas pessoas se dão mal por que no maximo oque que elas conseguem é empregos de faxineiras,pedreiros,cozinheiros,seguranças e ajuda em construçoes de reformas, e até as vezes acabam trabalhando nas ruas como profisão de gari.para essas pessoas conseguirem um emprego bom elas precisam ter estudos no maximo até o segundo ano.eu acho que essas pessoas não deviam sair de suas cidades natai sem ter certeza que vao conseguir uma vida melhor.

    elisiane sampayo.

    ResponderExcluir
  35. Ao ver os videos pude ver como é sofrida a vida dos que vivem no nordeste pois vem todos os dias o que a seca ,o calor podem fazer,para fugir dessas condições de vida acabam vindo para as grandes cidades em busca de um vida melhor pra sua familia,muitos também deixam seus filhos ,pais,maridos,esposas ,pessoas que fazem parte de sua familia para quem sabe achar condições para dar á les.
    Pela falta de qualificação não coseguem emprego,acabam nas ruas ,lixões entre outros, ou o salario que ganham é muito pouco para se sustentarem ,pagar uma casa ,luz,água,alimentação acabam voltando pra sua terra natal.Mas muitas multinacionais contratam elas por considerarem uma mão de obra barata claro que essas pessoa vão demorar um pouco para entender para desempenhar as suas funções.
    Enfim se os governo,as multinacionais dessem mais valor para essas pessoas esese tipos de coisas não conteceriam tanttas vezes.
    Dandara - 7ª21

    ResponderExcluir
  36. Achei os vídeos muito interessantes.
    As pessoas que saem de suas terras,e vão para a cidade grande,em busca de um bom emprego nas multinacionais,as vezes devem ficar muito decepcionadas pois lá só conseguem trabalhar de faxineiro,segurança ou ajudando em obras,isso quando conseguem emprego,pois muitos não conseguem e assim tem que ir para a rua viver de esmola.Eu achei o Ino das multinacionais muito interessante,porque alem de mostrar varias delas ainda é muito criativo e engraçado.
    Eu também acho que as opções de emprego nas multinacionais deveria aumentar,assim diminuiria o desemprego dessas pessoas que vem de tão longe para ter uma vida melhor.

    Luisa Maicá 7ª21

    ResponderExcluir
  37. essas pessoas q vem d tão longe pra vir morar em São Paulo por exemplo acham q vão conseguir algum emprego bom com um bom salario, mas na verdade acabam vivendo na marginalidade ou tentando sobreviver com alguns trocos.Mas também pode acontecer de uma pessoa do interior conseguir um curso gratuito e consegue se formar assim tendo um bom emprego.

    Felipe fischer 7ª21

    ResponderExcluir
  38. eu achei muito interessante os dois videos as pessoas saem de suas terras para conseguir emprego as vezes não conseguem e trabalham de lixeiro , faxineiro etc..eu gostei muito do hino das multinacionais eu acho que as multinacionais tinham que dar mais empregos assim diminuiria o desemprego.
    joão felipe

    ResponderExcluir